CFA URGO | CORRIDA DA BASE NAVAL / RESULTADOS

0
 

Realizou-se hoje, dia 27 de janeiro, a primeira prova do Circuito das Forças Armadas 2019: CFA URGO | CORRIDA DA BASE NAVAL. A corrida de 10km contou com a partida às 10:00 na pista de atletismo do Alfeite, na Base Naval da Marinha em Almada. Para a vertente de caminha a distância foi de 5km e a partida deu-se minutos após a partida da corrida.

Uma corrida com um percurso marcado por subidas que quase fazem esquecer as descidas… e ainda com uns 50 metros em terra batida que se demostrou um bom desafio e ao mesmo tempo um obstáculo para quem quisesse “bater records”.

Para mim, a ligeira subida antes de passar junto ao portão principal do Alfeite, foi um ponto de elevada dificuldade, dado que já vínhamos a subir desde a partida… Como os 10km implicavam duas voltas ao mesmo percurso, foi duplamente complicado! Mas fez-se, e depois desse ponto, na segunda volta, pensei: pronto já está, vamos lá que daqui a 4km estou na meta! Nesta altura também já tinha deixado para trás a única atleta feminina que tinha visto à minha frente desde o início da prova.

Partilho que, esta atleta foi a minha lebre durante os 5 primeiros quilómetros, e foi bastante interessante esta ideia que tive, pois no início vi que se a quisesse acompanhar iria ser muito complicado para mim; então deixei-a ir, sempre numa distância controlada e a meio da prova, decidi passar para a frente e consegui.

Acabei por chegar em segundo lugar da geral (e do meu escalão F 18-34), mas com a sensação de missão cumprida e portanto mesmo muito feliz! Parabéns a quem ficou à minha frente, numa passada que não consigo acompanhar, destacou-se com todo o mérito (não a vi durante toda a prova – uau!), parabéns à minha lebre que ficou em terceiro e parabéns a todos os participantes, por terem dado outra “vida” durante esta manhã ao Alfeite.

Num percurso, como já referi de dificuldade elevada, tenho que mencionar a organização que a meu ver esteve ao nível da prova, e que se notou nas boas sinalizações e na presença de forças militares nos cruzamentos que poderiam dar aso a dúvidas. Ainda houve bengaleiro que dá sempre jeito e abastecimentos a meio e final da prova.

Todos os atletas levaram para casa um brinde da URGO, e quem foi ao pódio juntou a este mais dois brindes da mesma marca: mimos sempre importantes para quem corre!

A oportunidade de ver (mesmo de longe) alguns navios da nossa Marinha, bem como a passagem em frente à entrada para a escola Naval, foram momentos que só este tipo de provas proporciona e que destaco pela positiva.

Termino referindo que a equipa aminhacorrida/myprotein em parceria com a Xistarca, proporcionou pace de 6m/km, 5m/km e 4m/km e que para além dos atletas que cumpriram estes tempos (e objetivo), a equipa fez-se representar muito bem com mais dois atletas masculinos (JORGE AMARAL 9º no escalão: M 45-54 e EMANUEL MARTINS 33º no escalão: M 35-44) e uma outra atleta, que tal como eu foi segunda no seu escalão (TINA OLIVEIRA 2º no escalão: F 45-54).

As outras provas do circuito estão marcadas para 9 e 17 de Fevereiro: na Academia Militar da Amadora e no Campo de Tiro de Alcochete, respetivamente.

Filipa Vieira

Classificação

Fotografias