- Publicidade -

Correr está na moda e faz bem. Correr é um exercício físico, mas também bastante mental.

O sucesso de uma corrida não depende apenas da força e da resistência física, mas também da concentração e força de vontade. E se o objetivo é ser um melhor corredor já a partir de setembro, nada melhor do que seguir as cinco dicas apresentadas pelo Huffington Post.

1. Atenção concentrada na meta – durante uma corrida, é comum pensar-se no esforço físico, nas dores e no longo caminho que falta percorrer (em especial numa meia-maratona ou maratona), contudo, um estudo da Universidade de Nova Iorque indica que concentrar as atenções na linha de chegada ajuda a que o ritmo aumente e, por consequência, se alcance mais rapidamente a meta. Diz o Huffington Post que esta estratégia é também eficaz noutras modalidades, como a natação ou ciclismo.

2. Ter uma equipa de apoiantes – nada melhor do que alguém conhecido no público ou junto à meta a gritar o nosso nome e isso pode mesmo ser fundamental para o sucesso de uma corrida, como indica um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience. De acordo com a investigação, ver e ouvir os apoiantes ajuda melhorar a resistência e a aumentar a energia.

3. Ter conversas com os ‘botões’ – é comum sentir-se algum desgaste mental durante uma corrida, contudo é nessas alturas que se deve ter monólogos com a própria mente de forma a estimulá-la e a melhorar a performance. Enganar o cansaço recorrendo à autoapoio moral ou até mesmo à música é possível e ajuda a alcançar a meta com menor esforço.

4. Saber distinguir cansaço mental de cansaço físico – que a corrida é altamente desgaste a nível físico e mental, todos os corredores sabem, mas mais importante do que isso é saber distinguir estes dois tipos de cansaço, uma vez que o primeiro pode enganar ou até mesmo desencadear o segundo.

5. Procurar recompensas – diz o Huffington Post que a recompensa monetária pode ser uma forma eficaz de traçar a meta, como concluiu um estudo da Clínica Mayo. Alinhar em corridas com prémios ou que oferecem camisolas e outros artigos pode ser uma forma de querer dar mais na prova.