Circuito de Trail do Ribatejo nasce para potencializar a modalidade

0

A ideia do Circuito diferente e inovador nasceu em Maio de 2018 para potenciar os vários eventos desportivos, chamar mais atletas e com o objectivo de dar a conhecer a região e os espaços verdes envolventes, permitindo, em simultâneo, apoiar a promoção do exercício físico e de um espírito de vida saudável.

As Direções das provas do Santarém Trail, Trilho das Dores, Trilhos do Almourol, Torres Novas Night Trail, Nocturnos Zêzere Trail, Trail da Coruja, Cork Trail, Trail da Glória do Ribatejo, Corvus Trail, Trail Terras do Sardão, Trilhos dos Templários, Trail de Alpiarça, Trail de Fátima, Trail Ares do Pinhal e Trail do Padroeiro decidiram associar-se para organizar, no Distrito de Santarém, um inédito Circuito de Trail para potencializar o desporto e a modalidade na região.

Para participarem no Circuito bastará que os atletas estejam presentes em qualquer uma das provas, não havendo nenhum pagamento adicional.

Ao contrário do que é hábito noutros Circuitos similares, as pontuações obtidas nas provas do Circuito de Trail do Ribatejo têm em conta os quilómetros, a altimetria positiva, a assiduidade dos participantes, entre outros factores. Aqui, com maior ou menor distância, todas as provas são elegíveis para a classificação no Circuito, pretendendo que as classificações sejam o mais justas possível.

Além de classificações para todos os escalões etários, o Circuito terá ainda uma classificação colectiva e atribuição de um prémio especial aos vencedores absolutos do mesmo.

A organização do Circuito Ribatejano lembra que as provas com as inscrições já abertas, “já tem um número de inscrições superior aos anos anteriores, o feedback é muito positivo e já consideramos que é uma aposta ganha”.

A previsão do número de atletas para a 1ª edição do Circuito é baseada nos números reais das provas realizadas no ano de 2018. “Temos a expectativa de conseguir um total aproximado de dez mil participações, distribuídas quase por todo o Distrito de Santarém”, esclarece a mesma fonte.

Realizar-se-ão duas provas no concelho de Coruche (“Cork Trail” e “Trail da Coruja”), duas provas no concelho de Santarém (“Santarém Trail” e “Trilho das Dores”, em Abitureiras) e duas provas no concelho Torres Novas (“Trail do Padroeiro”, em Riachos, e “Torres Novas Night Trail”).

As restantes provas serão os “Trilhos do Almourol”, no Entroncamento, o “Trail da Glória do Ribatejo” (concelho de Salvaterra de Magos) o “Corvus Trail”, em Abrantes, o “Trail Ares do Pinhal”, em Mação, o “Nocturnos Zêzere Trail”, em Ferreira do Zêzere, o “Trail Terras do Sardão”, no Sardoal, os “Trilhos dos Templários”, em Santa Cita (concelho de Tomar), o “Trail de Alpiarça”, em Alpiarça, e o “Trail de Fátima”, em Fátima (concelho de Ourém).

As provas começaram em Março e prolongam-se até Outubro.

Mais informação

https://circuitotrailribatejo.weebly.com/

Fonte:

correiodoribatejo.pt