- Publicidade -

Este verão, a Werun em co-parceria com várias Câmaras Municipais  do país, organizou um circuito de provas pelas praias de norte a sul de Portugal.

Ao todo foram 5 provas: Costa da Caparica, Lagos, Portimão, Sesimbra e Gaia. Todas elas eram constituídas por uma prova de 8 km em areia, uma caminhada de 4 km e uma Mini Shark Race para as crianças.

Eu como atleta da equipa Aminhacorrida, participei em todas as provas tendo cada uma delas tido características completamente diferentes. Na primeira prova realizada na Costa da Caparica houve uma grande adesão de participantes, o piso não era o ideal para correr mas comparado com as restantes provas do circuito nem estava muito mau. Na segunda prova, em Lagos, os atletas depararam-se com uma enorme ventania e frio, mas em compensação o piso estava ótimo para correr.

Na terceira prova, em Portimão, o vento continuou a importunar os atletas e estes deparam-se com alguns buracos na areia feitos pelos veraneantes e algumas embarcações de pescadores o que obrigava os atletas a desviarem-se da sua rota. Em Sesimbra, a quarta prova decorreu num ambiente fantástico, com muitos atletas presentes que puderam correr num piso espetacular,  tendo apenas no meio do percurso umas rochas que tinham de transpor.

Por fim, a quinta e última prova realizou-se na lindíssima praia Senhor da Pedra Distinguida, em Gaia. Esta foi sem dúvida a prova mais difícil pois estava muito vento, a areia muito mole e com muitas pedrinhas e foi a praia onde encontrámos mais rochas, sendo necessárias atenções redobradas por parte dos atletas para não se magoarem.

De realçar a envolvência em todas estas provas, onde a animação começava cedo com música ao vivo, aquecimento e um espetáculo circense. No final houve sempre petiscos saudáveis e massagens para os atletas. Importante também foi o cuidado que a organização teve relativamente à preocupação com o ambiente, disponibilizando copos reutilizáveis em vez das tradicionais garrafas de água. Foi por isso, um Circuito de provas amigo do ambiente!

De realçar que este circuito teve como finalistas e totalistas quatro atletas:  dois  da equipa Aminhacorrida e mais dois da equipa G.D.R. São Francisco da Serra.