Claras de ovo com espinafre para o atleta

    0
    Todo praticante de desportos reconhece a importância das proteínas na construção, manutenção e recuperação da musculatura, e uma das proteínas mais populares, é a Albumina, encontrada principalmente na clara do ovo.

    Em 2007 a Sociedade Internacional de nutrição e Desporto ISSN, divulgou um estudo onde recomenda que os praticantes de atividades de alto impacto, como a corrida, não aumentem a ingestão de calorias, mas, intensifiquem a ingestão e qualidade das proteínas consumidas, ressaltando que quanto maior a intensidade e duração da atividade, melhor deve ser a qualidade da proteína ingerida.
    Quando não há ingestão de  proteínas sufuciente para um atleta, considerando-se seu porte fisico e a intensidade de suas atividades, acontece perda de massa muscular, acarretando perda de qualidade do rendimento do atleta, alem de deixa-lo mais exposto ao risco de lesões.
    A ingestão de proteínas auxilia também no sistema imunológico, deixando o atleta mais forte e resistente quanto a gripes, resfriados, alergias, uma vez que a proteína é também matéria prima para os glóbulos brancos, aumentando a produção destes.
    Corredores de longas distancias, consomem em media 15%  de 1 de seus músculos por exemplo, em corridas de 21km, mesmo fazendo a reposição correta dos carboidratos, é necessário atentar ao desgaste.
    Uma reposição adequada de proteínas, inclui este alimento em praticamente todas as refeições do dia-a-dia de um atleta.
    Hoje, vou ensinar a preparar um omelete de claras de ovo com espinafre, esta preparação é rica em albumina, baixa em gordura, e rica em ferro,
    Você vai precisar de :
    3 claras de ovos,
    1 gema
    100 gr de espinafre lavado ( não separe folhas e talos, vamos usar tudo )
    1/4 de cebola
    1 fio de azeite
    1 dente de alho
    orégano e sal a gosto
    Higienize corretamente em água corrente e pique o espinafre bem pequeno, use as folhas e os talos, em uma frigideira anti-aderente, coloque o fio de azeite, refoque o alho e a cebola picados, refogue o espinafre, reserve.
    Em um prato, coloque as três claras e bata até espumarem, acrescente uma gema batida, tempere com sal e orégano a gosto,
    Com a frigideira em fogo baixo, despeje as claras batidas por cima, baixe o fogo, e tampe, deixe cozinhar aproximadamente 3 minutos em fogo baixo, e vire.
    Se você tiver acesso, use aquela frigideira própria para omeletes, conforme imagem anexa, neste caso, basta virar a frigideira de lado, deixe mais 3 minutos, desligue o fogo e sirva.
    Bom apetite, e, bons treinos!!
    Monica Gonçalves