- Publicidade -

Assim que chegar ao local da prova, o mais aconselhável é que seja uma hora antes da partida.

Siga esta ordem de rotinas para gerir melhor o seu tempo:

Recolha o dorsal e o chip (se estiver disponível). Comece por andar para ativar os seus músculos. Se lhe apetecer, trote suavemente ao regressar ao seu automóvel.

Tente evitar distrações como longas conversas com conhecidos ou amigos. Terá tempo durante a prova. Muitas vezes este tipo de situações são as que provocam atrasos para partir em condições.

Prenda o dorsal na camisola e coloque o chip na sapatilha.

Faltam 30-40 minutos para a saída. É hora de correr um pouco (não vista a roupa com que vai competir). É o momento para ficar tranquilo enquanto aquece ou para ir à casa de banho se necessitar.

De regresso ao automóvel, alongue bem durante 5 minutos e vista a roupa com que vai correr. Faltam 15 minutos para a partida.

Não se esqueça de colocar o pulsómetro (se costuma usar) e aplicar vaselina nos lugares de maior fricção. Atenção para não tocar com o elástico do pulsómetro em zonas com vaselina, pois depois pode não funcionar na perfeição.

Dentro de 10 minutos começa a prova. Trote a um ritmo mais acelerado no lugar de saída e aproveite para fazer acelerações de poucos segundos.

Uma vez na partida, coloque-se num lugar correspondente às suas pretensões. Seja razoável e na sua estreia parta na cauda do grupo.

Utilize estes últimos 5 minutos para ficar calmo, visualizar a sua atuação e oxigenar-se um pouco. Desfrute deste momento pois está prestes a tornar-se um trail runner qualificado.