“Correr em Colinas irá torna-lo num corredor diferente!”

0
- Publicidade -

“Nunca desistas enquanto não alcançares o topo!” É desta forma que eu penso constantemente quando no treino de corrida, incluo as “colossais” colinas. Como corredor, como atleta, como Personal Trainer adoro treinos com colinas. Prescrevo, recomendo, aconselho e obrigo (maior partes da vezes!) a encontrarem locais para correr com colinas.

 Subir e descer colinas fortalece-nos em todos os seus sentidos. Mais força, mais explosão, mais resistência e velocidade! Existem vários tipos de treino de colinas, mas neste momento o foco deste artigo é essencialmente a sua importância.

Seja qual for o seu objectivo, deverá ter sempre presente as colinas. Seja subir e descer as colinas de Lisboa (existem muitas e algumas bem exigentes) ou simplesmente uma estrada mais inclinada do que é habitual correr. Mas não apenas outdoor.

Se gosta de treinar Indoor e é frequente nesse treino, deverá colocar alguma inclinação nos seus treinos. Estando presente grande parte do meu dia-a-dia, na sala de exercício do Fitness Hut Amoreiras, constato diariamente a não utilização da inclinação da passadeira. Ok! Nem todos nós estamos preparados para isso ou motivados para tal. Mas se tenho outros objectivos (correr mais rápido, mais tempo ou mais km) então terei de sair da minha zona de conforto.

É uma luta constante que todos nós temos com a inclinação. Para qualquer corredor, as colinas são o seu inimigo número 1. Elas vão ser o nosso obstáculo que nos quebra o ritmo tornando a progressão da corrida mais lenta, bem como aumentar o cansaço no corpo inteiro. Vamos ter que perder velocidade e correr num ritmo mais lento do que habitual, o cansaço irá surgir cedo demais…sim são todos motivos aceitáveis para se manter em corridas planas. Mas o benefício que nós alcançamos é superior a tudo isso. Muito superior, acreditem.

Resumindo: Treinar em colinas melhora a força dos membros inferiores, aumentar a frequência da passada bem como aumentar o seu comprimento, sistema cardiovascular será desenvolvido tornando-o mais eficaz bem como irá melhorar a economia da sua corrida. A colina irá torna-lo num corredor mais rápido, mais forte e saudável e os efeitos do treino vão ser sentidos relativamente rápidos.

Boas corridas!

Fonte:

Pedro Gonçalves – Personal Trainer @ Fitness Hut Amoreiras

pdr_goncalves@hotmail.com

https://www.facebook.com/ptpedro.goncalves