- Publicidade -
O praticante de corrida sente-se melhor, fica bem humorado, mais saudável e melhora a estética. Muitos praticantes têm ainda a sorte de treinar num bom cenário, perto do mar. Mas não é apenas a beleza do local que ajuda a animar o treino.

www.aminhacorrida.com aborda as vantagens e desvantagens do treino em areia, comparando com o treino em asfalto.

Treinos/Provas em Areia:

Pela irregularidade da areia, há uma estimulação dos proprioceptores (mecanismo involuntário de adaptação a situações de stress) que ajudam na prevenção de lesões. É um terreno com menos impacto sobre as articulações, por isso é uma ótima forma de elevar o volume semanal de treinos e poupar articulações e ossos.

Por outro lado, há uma exigência muscular grande, pois se faz muita força no momento da propulsão, ou tirar o pé da areia, gerando mais resistência e sendo benéfico para o atleta que busca melhor forma física.

O esforço na areia vai ser maior então, é claro que quem treina na areia vai atingir melhor preparação física e maior resistência, mas estará sujeito a lesões também.

As Vantagens e Desvantagens do Asfalto e da Relva

Areia ou asfalto?

O piso de asfalto tem como grande dificuldade o alto impacto, o que pode causar lesões nas articulações do tornozelo e do joelho, mas que podem ser amenizadas com o uso de um calçado adequado. A areia diminui consideravelmente o impacto, mas é um terreno irregular e que pode deixar o corredor mais sujeito a lesões ligamentares no tornozelo.

Areia fofa ou dura?

A areia mais dura e, portanto, menos irregular que a fofa, pode ser menos perigosa para o tornozelo.

Correr na areia dura é muito parecido com correr no asfalto, mas há o agravante de que a maioria dos lugares onde há areia dura existe muita inclinação, prejudicando a coluna vertebral do atleta. Na areia fofa, porém, há menor impacto articular e maior desequilíbrio. Esta instabilidade do terreno, para quem não é forte o suficiente (ausência dos treinos na musculação), pode desencadear problemas crónicos como lombalgias.

Dicas

Consulte sempre o seu30 treinador para saber realmente qual momento do treino que deve correr na areia.

Entender os benefícios e as dificuldades de cada terreno é muito importante para a evolução tranquila e segura do corredor. Então, antes de começar a treinar na areia, e em qualquer terreno, é importante a necessidade de uma avaliação profissional, que envolve, além de testes físicos, uma longa conversa para saber o histórico daquele que pretende dar as suas primeiras passadas neste tipo de piso.

Em relação ao desempenho, alguns estudos apontam uma redução da velocidade se você se dedicar demais aos treinos na areia. Por isso, consulte sempre seu treinador para saber realmente qual momento do treino em que deverá correr na areia.

Fonte: Globo Esporte.

Adaptação: www.aminhacorrida.com