Por que correr é sinónimo de felicidade?

0

Certamente em muitas ocasiões ouviste dizer que correr te faz feliz, ou mesmo que graças a este desporto consegues resolver problemas diários de outra perspectiva muito mais positiva, encontrando muitas mais possíveis soluções do que poderias imaginar imaginar. Vamos analisar onde reside o segredo da felicidade na corrida.

Muitas pessoas começam a correr para alcançar um objectivo, quer perder peso, por saúde ou por uma simples aposta com um amigo, familiar. . Uma vez que começamos a correr, gostamos de ver as conquistas. É por isso que mostro os pontos principais da origem da felicidade no corredor.

• Superação: Quando temos um objectivo, por muito pequeno que seja, encontramos uma motivação para continuar a lutar, mesmo em muitas situações considerar novos desafios desportivos, como correr uma maratona ou mesmo uma ultramaratona.

• Sacrifício: o fácil não é geralmente divertido. Esta afirmação tem toda a razão, pelo que teremos de lutar perante dificuldades levantadas no dia-a-dia ou mesmo durante o treino.

• Sofrimento: o corredor normalmente gosta de sofrer para desfrutar depois de cada treino. Um bom chuveiro reconfortante depois de sair para correr, é um dos melhores momentos que nos reserva o dia, com a satisfação do dever comprido e ao ver nosso objetivo diário realizado.

• Progressão: apesar da dureza deste desporto pelo registo necessária, a evolução física do corredor é lenta mas ao mesmo tempo gratificante. Descer alguns segundos numa corrida custa-nos muitos meses de preparação, mas quando o conseguimos, tornamo-nos verdadeiros heróis.

• Amizade: este sentimento do ser humano, nos provoca uma felicidade impetuosa. O corredor passa muitas horas sozinho, mas isso não significa que seja introvertido, antes pelo contrário. O atleta que corre diariamente conhece a dureza do treino, por isso apoia todos os companheiros decorrida, oferecendo-lhe fôlego no caso necessário ou mesmo água nos momentos que surja a sede.

• Endorfinas: também chamadas hormonas do prazer, que aumentam a correr, fornecendo sensação de felicidade.

 

Carlos Lopes