- Publicidade -

Segundo Stacy Sims ,pesquisadora sênior da University of Waikato, na Nova Zelândia, esse é um ótimo momento para se esforçar nos seus treinos, contanto que você esteja preparado para isso.

“ os seus níveis de estrogênio e progesterona são os mais baixos durante o período menstrual, o que significa que a tolerância à dor e ao cansaço aumentam”, diz Sims. “E o seu corpo pode absorver mais carboidratos, ajudando você a se recuperar mais rápido do que quando os seus hormônios estão mais elevados.”

Corrida e menstruação combinam?

Ainda não acha que seja possível correr bem naqueles dias? Pesquisas sugerem que a sua menstruação não pode atrapalhar o seu desempenho tanto quanto você pensa. Um estudo do BMJ Open Sport & Exercise Medicine realizado com tenistas não mostrou associação entre menstruação e velocidade e precisão. Já um estudo publicado no Journal of Sports Medicine and Physical descobriu que jogadoras de futebol tiveram um desempenho semelhante em várias fases do ciclo.

Ainda assim, alguns benefícios da menstruação são exagerados ou errados. Você não queima mais calorias durante a menstruação, por exemplo. Sims explica que você queima um pouco mais de calorias quando os seus hormônios estão mais altos (conhecido como a fase lútea pós-ovulação). Nesse momento a sua frequência cardíaca, respiratória e a sua temperatura central aumentam. “É muito pouco”, diz ela. “Cerca de 100 calorias por dia”. “Não se trata de ter mais sangue no organismo”, diz Sims. “Trata-se da redução dos efeitos do estrogênio e da progesterona, que inibem a sua capacidade de atingir a velocidade máxima.”

Mas claro, toda a mulher é diferente. E se as suas cólicas a mantém no sofá a tarde toda, você sabe que dificilmente conseguirá um recorde pessoal durante a menstruação. O mais importante é ouvir o seu corpo e fazer o que é melhor para você. Aqui, respondemos algumas questões para que você corra bem, independentemente do seu ciclo menstrual.

Saiba quais são os reais benefícios da água com limão 

Por que o meu cocô está diferente?

A queda dos hormônios durante a menstruação pode fazer com que você vá ao banheiro. “Os movimentos intestinais podem ser mais rápidos ou mais lentos, o que se traduz em constipação ou fezes moles”, diz Alyssa Dweck, ginecologista de Mount Kisco, em Nova York, nos EUA. Evite alimentos doces e salgadinho, e mantenha sua rotina de corrida; apenas certifique-se de que existem banheiros ao longo do percurso.

6 razões pelas quais você está fazendo cocô verde

E quanto às cólicas?

Como muitas mulheres, você pode ter cólicas no início – ou durante todo a menstruação. “Seu útero se contrai para ajudar a expulsar seu revestimento”, segundo a Mayo Clinic.

Uma corrida fácil poderia ajudar. “Endorfinas são analgésicos naturais do seu corpo, para que você possa se sentir melhor se você poder através das suas cólicas”, diz Dweck. Se você puder prever quando eles estão a chegar (experimente um aplicativo de rastreamento de período como o Flo), ela diz para levar o Advil ou o Motrin antes do seu período para superar o problema.

É normal ficar sem menstruar?

Bem, é comum entre os atletas, mas não é bom. “ a sua menstruação é um indicador vital de bem-estar”, diz Kirstin Leitner, professor assistente de obstetrícia clínica e ginecologia na Penn Medicine, nos EUA. Então, se ele desaparecer, marque uma consulta com o seu obstetra o mais rápido possível. Muitas vezes isso acontece por excesso de exercício ou baixo peso corporal, o que é chamado de amenorreia. Esse distúrbio pode afetar até metade das atletas femininas em algum momento.

Além dos problemas de fertilidade, você pode experimentar uma diminuição na densidade óssea (causada pelo baixo nível de estrogênio). Por isso, ficar sem menstruar por muito tempo pode aumentar o risco de lesão. De fato, atletas do ensino médio com menstruação irregular tinham maior probabilidade de sofrer uma lesão grave do que as meninas com menstruação normais. É o que diz um estudo do Journal of Athletic Training.

O outro extremo também não é bom. “Se você está a usar dois absorventes por hora, pode correr o risco de ter anemia”, diz Dweck. Fique atenta a sinais de fraqueza e falta de ar. Caso a menstruação permaneça intensa, mês após mês, e consulte um médico.

Suplementos podem aumentar risco de câncer e morte prematura, diz pesquisa

E quanto a relação entre a TPM e desempenho?

Você pode notar uma piora no seu humor e motivação na semana anterior a sua menstruação, o que é totalmente normal. A TPM está, de fato, associada à falta de concentração e baixa motivação, segundo estudo da International Journal of Women’s Health sobre estudantes do ensino médio.

“Este é um bom momento para se concentrar em corridas de estabilidade e pegar menos peso”, diz Sims. “Pense no seu cronograma de treinamento como um ciclo mensal. Seja flexível para dar mais de si quando estiver se sentindo bem e recuar quando não estiver.”

 

Por Kiera Cartes, da Runner’s World US