Corrida Fim da Europa 2019 / Resultados

0

Pela primeira vez fui correr até ao Fim da Europa!
Esta prova carismática realizou-se hoje, dia 27 de janeiro de 2019 e levou os atletas a percorrerem um longo caminho, de 16945 metros, partindo da lindíssima Vila de Sintra até à ponta mais Ocidental da Europa, o Cabo da Roca.

A prova iniciou-se junto à Fonte Mourisca, com duas partidas distintas: a primeira às 10h e a segunda às 10h15min. Este aspeto é justificado com o facto de os primeiros quatro quilómetros serem a subir e não suportarem um enorme pelotão sem que os últimos atletas a partir fossem “obrigados” a caminhar. No entanto a classificação tem em conta a diferença entre as duas partidas de modo a que não haja injustiças na classificação final.

A prova, que muitos garantem que dificilmente haverá outra mais bonita, é sem dúvida de uma beleza deslumbrante, mas também de uma dureza extrema. Às 10h dá-se o sinal da primeira partida (da qual fiz parte) e lá começou o início da escalada da Serra de Sintra. Foram cerca de três quilómetros sempre a subir até entrarmos naquela que é considerada e bem, a serra mágica.

A partir daí foi um sobe e desce que até considerei agradável até chegar à terrível parede perto dos dez quilómetros. Os últimos seis quilómetros foram praticamente sempre a descer o que também não ajuda a nível muscular e articulatório! Um percurso maravilhoso sempre dentro da serra e depois perto da chegada o avistar do mar e toda a beleza envolvente do Cabo da Roca. O vento característico deste Cabo, como seria de esperar não facilitou a vida aos atletas que corriam para a meta!

Pelo que me disseram, pois nunca tinha feito esta prova, o percurso não sofreu alterações ao longo do tempo pois o encanto que faz com que todos os anos milhares de atletas queiram estar na linha de partida desta prova continua a ser o mesmo. Verifiquei curiosamente que muitos dos atletas que participaram são atletas mais dedicados ao Trail e não a provas de estrada, daí esta prova ser realmente muito especial!

Sem dúvida uma excelente organização, relativamente aos transportes não posso garantir que tenham funcionado bem (mais creio que sim) pois eu e o meu parceiro de equipa fizemos o retorno para a Sintra a correr. E posso dizer que também seria uma excelente prova a realizar…

Adorei e voltarei sem dúvida numa próxima edição. Deixo apenas um pedido especial, numa prova tão bonita gostaria de ter no final uma pequena lembrança. Por isso sugiro uma pequena medalha de participação para todos os atletas numa próxima edição.

Classificação