- Publicidade -
Uns ténis cuidados mantêm as suas características durante mais tempo, podendo correr, em média, entre 500km a 800km

Companheiros de corrida, os ténis merecem cuidados especiais, para preservar as suas propriedades de amortecimento e estabilidade, além de livres de odores desagradáveis.

As corridas no exterior expõem os ténis à lama, poças de água, gravilha, areia, entre outras causas naturais. Estando sujos, dão a sensação de estarem gastos, usados, quando ainda não o estão.

Eis algumas dicas de como preservar e limpar o calçado de corrida:

·         Importante manter os ténis sempre secos, pois o calção húmido deteriora-se rapidamente. Após uma corrida ou treino à chuva ou em terreno húmido, colocar os ténis num local arejado e à sombra. Antes de os guardar, confirmar se estão bem secos.

·         Não acelerar o processo de secagem com o secador de cabelo, de roupa ou colocando-os directamente sob o sol. O calor ressaca as espumas, borrachas e outros materiais presentes na composição do calçado, diminuindo o seu tempo de vida.

·         Mesmo quando se corre em terreno seco e o suor é pouco, é importante deixar os ténis “respirar”.

·         Usar um desodorizante apropriado para acabar com os odores desagradáveis. Outra sugestão é passar um pano húmido no interior do calçado.

·         Para garantir a vida útil de uns ténis de corrida, estes não devem ser utilizados em outras modalidades desportivas, como futebol ou ténis. Desportos com movimentos laterais podem deformar a sola e a entressola.

·         Lave os ténis regularmente, respeitando as indicações do fabricante. Evite temperaturas altas.

·         A limpeza dos ténis deve começar, se possível, por retirar as palmilhas e os atacadores e lavá-los separadamente.

·         A sujidade à superfície, causada por pó e terra, pode ser removida com uma escova de dentes velha, um pouco de água morna e sabão neutro.

·         Nunca lavar o calçado de corrida na máquina de lavar (devido ao funcionamento de rotação e atrito).

·         Evitar utilizar um secador ou outro aparelho de aquecimento no processo de secagem dos ténis. Uma dica é colocar papel, jornal ou uma toalha no interior do calçado, para que estes absorvam a humidade. Deixá-los neste modo cerca de 12 horas para secar devidamente.

·         Para os corredores regulares, recomenda-se o uso de dois pares de ténis no Inverno, para usar um enquanto o outro seca. Isto permite ao calçado recuperar as suas propriedades de amortecimento, pois estima-se que as mesmas demoram cerca de 24horas a recuperar o estado normal.

Uns ténis cuidados mantêm as suas características durante mais tempo, podendo correr, em média, entre 500km a 800km.