- Publicidade -

É bom lembrar que a corrida é apenas uma parte da preparação dos corredores, uma vez que outros factores, além da condição física, influenciam directamente no desempenho durante todo o período de treino.São eles:

HIDRATAÇÃO: Para que a sua performance não caia durante a corrida, é sempre bom beber bastante líquido. Antes de iniciar as suas actividades físicas, consuma entre 500 e 700ml de água ou bebida isotónica, divididos em quatro etapas: a primeira dose, uma hora antes de começar o treino e as outras com intervalos de 15 minutos. Durante e após o exercício, continue hidratandose. Nunca espere que chegue a sede.

ALIMENTAÇÃO: Estabeleça um cardápio diário com pelo menos 70% de carbohidratos (cereais, leguminosas, frutas e massas) e os outros 30% divididos entre proteínas e gorduras. Adquira o hábito de se alimentar logo após os exercícios, que é o melhor momento para o seu corpo absorver os carbohidratos. Outro cuidado importante: não deve correr em jejum, pois o seu corpo precisa de nutrientes para aguentar o esforço físico. Mel, iogurte, torradas com geleia, sumos naturais e frutas como pêra, maçã e banana, são sempre boas opções.

REPOUSO: Os dias sem treino devem ser respeitados para que os seus músculos recuperem e estejam prontos para o próximo esforço. Aproveite para fazer uma sessão de massagem ou alguma actividade leve dentro de água (hidroginástica ou uma leve natação).

FORTALECIMENTO MUSCULAR: Pelo menos duas vezes por semana, faça exercícios com pesos ou musculação (pouca carga e mais repetições). Após ler os quatro tópicos iniciais – importantíssimo: na sequência aqui demonstrada, sem pular as etapas – aí sim, poderá iniciar os treinos que é o quinto passo a ser colocado em acção.