- Publicidade -

O Andorra Ultra Trail Vallnord é uma das mais importantes provas do calendário do trail running. O evento permite chegar aos pontos mais altos das montanhas de Andorra e é de grande beleza e tecnicidade.

Este ano foi a 11 edição que se organizou e foi composta por 5 corridas de diferentes distâncias e 2 caminhadas. Todas começaram e acabaram na cidade de Ordino, uma bonita cidade situada num vale. As corridas atravessaram 3 parques naturais: Valle del Madriu-Perafita-Claror, Valle de Sorteny e Parque Natural Comunal Valls del Comapedrosa.

Este ano os organizadores aumentaram o tempo das barreiras horárias para permitir mais número de atletas terminarem a prova, mas sempre salvaguardando a sua segurança e bem-estar.

Este ano o Andorra Ultra Trail de Vallnord ofereceu a oportunidade de 3330 atletas de 51 países descobrirem as paisagens de Andorra.

Eufòria, Ronda dels Cims, Mitic, Celestrail e Marató dels Cims foram as cinco provas de corrida que fizeram parte do Andorra Ultra Trail Vallnord. A Solidaritrail e Tamarro foram as duas caminhadas deste evento.

Os fundadores deste evento, Gerard Martinez e Valerie Lafleur estiveram sempre à frente da organização deste evento mas esta edição pela primeira vez foi organizada pelas suas filhas Lidia e Sandra.

A Eufòria, prova com 233 kms e 20.000m D+, começou na quarta-feira dia 17/7 às 7h e este ano foi ganha pela dupla Mario Rodriguez Bañares e Jose Manuel Rodriguez Gomez com o tempo de 67h29m.

A Ronda dels Cims, prova com 170 kms e 13.500m D+, começou na Sexta (dia) 19/7 as 7h e o vencedor foi Sergio Luis Tejero Madrigal com o tempo de 30h21m. Destaque para o português David Quelhas que terminou na 4 posição com o tempo de 32h37m

A Mitic, prova com 112kms e 9.700m D+, comecou na sexta-feira dia 19/7 às 22 h e o vencedor foi o Victor del Aguila Pellicer com o tempo de 18h46m.

A Celestrail, prova com 83kms e 5.000m D+, começou no Sábado dia 20/7 às 00h e o vencedor foi o Tiago Cantante Romão com o tempo de 10h34m.

A Marató dels Cims, prova com 42,5 kms e 3000m D+ começou no Sábado dia 20/7 às 8h e o vencedor foi o Alberto Escales Rocamora com o tempo de 4h40m

A Solidaritrail foi uma caminhada não competitiva à volta de da vila de Ordino. Foi uma prova aberta a todos incluindo às pessoas com deficiência. Esta prova solidária visou ajudar algumas organizações humanitárias.