- Publicidade -

Para si, este será um dos momentos mais cruciais como atleta de trail na hora de aplicar toda a informação que obtém de diferentes fontes. Com isto construirá os alicerces da sua própria identidade e valores como corredor na natureza. Importante, não concorda? Além disto, também é o momento oportuno para aprender melhor alguns dos recursos necessários para se orientar, movimentar e reagir perante qualquer adversidade. Assim que ultrapassar estas etapas começa a ganhar confiança para correr sozinho por trilhos conhecidos que o ajudarão – a longo prazo – a tornar-se autónomo para descobrir sozinho novos percursos. O toque de aventura que o trail running acarreta é uma das principais razões que atraem os novos praticantes. Descobrir novas paisagens naturais por sua conta e colocar-se a si mesmo à prova é das melhores coisas que esta modalidade oferece.

Mas tal como em qualquer outro desporto, também apresenta as suas vantagens e desvantagens, e correr sozinho pode dar-lhe uma maior dose de confiança e aprendizagem. Contudo, opte por se aventurar apenas de forma independente quando se sentir realmente preparado. É verdade que, hoje em dia, já existe uma quantidade enorme de aparelhos GPS que lhe facilitam a orientação e limitam quase ao mínimo a também bonita incerteza de saber se conseguirá chegar ao destino sem se perder. E não nos podemos esquecer dos telemóveis que também são uma grande ajuda para estar 100% contatável e poder telefonar a pedir ajuda em caso de emergência. Seja como for, a existência desta tecnologia não deveria limitar a sua boa formação como corredor de montanha, pois as baterias dos dispositivos móveis também acabam. Tudo o que conseguir resolver por si mesmo ajudá-lo-á a crescer como corredor e como pessoa, por isso aposte em si. Isto não quer dizer que deve dispensar a tecnologia, mas o saber não ocupa lugar e não vale a pena arriscar.

A montanha não é perigosa e o trail running muito menos. Antes de começar a correr pelos trilhos tenha muito claro onde, como, quando e de que maneira. Correr sozinho na montanha? Sim, mas só depois de estar devidamente informado e atualizado como atleta de trail.