Dia Mundial da Atividade Física 2019

 Dia Mundial da Atividade Física 2019

0
O  Dia Mundial da Atividade Física, é celebrado a 6 de Abril por mais de 120 paises, com o objetivo de difundir a prática desportiva e orientar a população para uma vida mais saudável

Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulta num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos:, passear , dançar, entre outros.

Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um “piscar dos olhos”, um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva.

Organização Mundial de Saúde (OMS) (2010), apresenta diferentes recomendações para a prática de atividade física, de acordo com cada faixa etária.

– Para as crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos as recomendações passam por, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa. A maioria desta atividade deverá ser aeróbia, no entanto, pelo menos 3 vezes por semana, deverão ser realizados exercícios que fortaleçam o músculo e o osso.

– As pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos devem realizar, pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia a uma intensidade moderada ou 75 minutos de atividade aeróbia a uma intensidade vigorosa. As atividades aeróbias deverão ser realizadas em períodos mínimos de 10 minutos. Exercícios de fortalecimento muscular devem ser realizados pelo menos 2 vezes por semana.

O Objetivo da iniciativa é mobilizar a população para a participação em atividades físicas e desportivas abertas a todas as idades e género, promovendo a saúde e privilegiando a prevenção das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morbilidade e mortalidade em Portugal.
E não há desculpas: basta uma simples caminhada para fazer toda a diferença!