- Publicidade -

Não, e não algo chato. Até os atletas de Elite por vezes precisam tempos de descanso por causa da fatiga da corrida. Vamos deixar aqui umas dicas ajudam nisso.

Dormir mais

Tudo começa e tudo acaba na cama! A qualidade e quantidade de sono afeta em todos os aspectos das nossas vidas diárias: a nossa capacidade de pensar, as nossas habilidades cognitivas e até mesmo a nossa tolerância para o esforço. Ler:

Dicas para dormir bem e dormir melhor

Além de “contar carneirinhos“, existem alguns truques que podem ajudar a dormir bem e melhor, siga alguns destas (conselhos):

  • Não pratique Desportos até 4 horas antes de ir para cama
  • Ao jantar não ingira alimentos pesados que dificultem a digestão, e não se deite logo a seguir às refeições
  • Não consuma bebidas estimulantes como o chá preto, café ou refrigerantes
  • Tome um banho morno de forma a relaxar, não tome um duche, procure fazer um banho de imersão
  • Não ingira muitos líquidos, mesmo água ou leite devem ser reduzidos ao longo do dia
  • Não durma com a TV ligada, pois impede que chegue à fase do sono profundo
  • Pratique sexo antes de dormir
  • Acorde todos os dias à mesma hora, mesmo nos finais de semana, independentemente de ser ter deitado tarde
  • Faça uma caminhada depois de jantar, pois ajuda a acelerar a digestão e, ao mesmo tempo, promove o relaxamento do corpo e da mente
  • Evite fumar cerca de 2 horas antes de se deitar, o tabaco ao contrário do que muitas pessoas pensam é estimulante
  • Procure criar um ambiente relaxante, com música calma e leia um livro
  • Adote colchões confortáveis e não leve trabalho para a cama

 

Os horários de treino

Manhã:
Ativa a circulação sanguínea, liberta as hormonas do bem-estar e é o melhor despertador natural. Ainda assim, os madrugadores têm de ter em conta que existem alguns cuidados a ter nos treinos matinais: como o corpo esteve muito tempo parado, enquanto dormia, é importante não começar logo com exercícios e movimentos explosivos — o corpo tem de se adaptar e aquecer.

Nonna Glezer prefere iniciar os treinos matinais com exercícios mais lentos e simples. Em entrevista à edição britânica da revista de moda “Vogue”, a especialista chama a atenção para as diferenças de temperatura: “Dê ao seu corpo a hipótese de alinhar-se e de estar ciente do clima sazonal para evitar mudanças extremas de temperatura”.

Ou seja, se a sala está muito quente e na rua está frio, tenha cuidado para não alongar demasiado os músculos. Porquê? Porque, para se protegerem desta diferença de temperatura, podem contrair-se demasiado face ao frio repentino.

À tarde:
Nonna Glezer explica que fazer uma aula de spinning à tarde é muito benéfico para o metabolismo, uma vez o acelera. Por outras palavras, o exercício físico à tarde é o melhor para perder peso, porque, além de estimular a queima de calorias, é a altura do dia em que temos mais energia por isso, conseguimos um melhor desempenho.

Um estudo realizado em 2012, pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que treinar à tarde é benéfico para o ciclo cartesiano (o relógio biológico do corpo humano), ajudando a prevenir doenças como diabetes, cancro ou depressões, associadas a pessoas com ciclos mal sincronizados. Testado em ratos, mostrou que aqueles que se mexeram mais à tarde produziram mais proteínas importantes para a estabilidade deste ciclo.

À noite:
Os benefícios dos treinos à noite variam muito consoante o perfil de cada pessoa. Por um lado, pode dificultar adormecer, acima de tudo se estas atividades forem demasiado puxadas. Exemplos: corridas longas ou uma aula de RPM, com música aos berros e luzes muito intensas. Treinar assim à noite pode induzir mais stress e, assim, mexer com a qualidade do sono. No fundo, tem o efeito contrário: em vez de diminuírem a energia, vão aumentá-la.

 

Correr sem um relógio GPS

Um dos dos grandes aliados do atleta é o GPS! A ferramenta que informa todos os dados do treino . Faça 2 treinos por semana sem o GPS, corra sem obrigação da distancia ou tempo de corrida.

09Não corra sozinho

 

Para correr com um amigo ou com a pessoa amada, é só combinar. Se pretende correr contra eles, porém, nem comece. Não se compete com quem se gosta — eis o mandamento que aprendi com a vida. Já vi amizades e casamentos tidos como sólidos acabarem por causa do azedume de competições bestas. Às vezes, a luta é para saber quem tira a melhor nota no karaokê; outras vezes, um grupo racha numa partida de Imagem & Ação; e, acreditem, não é incomum ver relações se deteriorarem na disputa para ver quem faz o melhor tempo nos 10 km.

Por outro lado, correr em grupo estimula. Corra amigos tem o seu ritmo de corria, não tentes mais lentos ou mais rápidos, pois o treino passa a ser um pesadelo.

 

Pare de tentar correr mais rápido e mais rápido

A obsessão com o desempenho não faz prisioneiros! Talvez não seja estúpido livrar-se disso. Mesmo para libertar-se disso. Corra para se divertir, com o único prazer de estar em movimento. E,  verá !, O tempo de 10 km ou meia maratona não mudará drasticamente. Talvez você tente melhor concentrando-se em si mesmo do que no timer … Vá para as corridas sem aquela obrigação que tem que fazer X tempo. Deixe-se ir no embalo da sua própria corrida.

 

Pese-se

Está viciado nas escalas? Se assim for, vá para o próximo parágrafo. Mas se  pesa raramente (por medo de engordar), certifique – se de controlar o seu peso. Provavelmente é “finalmente” no alcance do seu peso habitual. Caso contrário, escreva, não se sinta culpado. E se  realmente engordou (mais de três quilos em comparação com o seu peso físico), tome algumas resoluções. Nunca morra de fome …

Dica  : olhe no espelho depois de um banho. Então, como estas?

 

Alterar rotas

É improvável que tenha testado todas as estradas e caminhos próximos da sua casa ou local de trabalho. Mostre imaginação e ousadia. Partindo para misturar rotas já conhecidas. O objetivo é evitar repetir os mesmos gestos repetidamente em tempos de esforço idênticos. Surpreenda suas pernas e seus olhos!

Dica  : Fuja do circuito habitual … Se todos dias vira naquela rua à esquerda, hoje vire à direita, verás que o cérebro vai sentir-se livre

 

meditar

Um número cada vez maior de corredores de todos os níveis envolve o caminho duplo de resistência e meditação. Tu não? E por quê? Desligue o som do seu mp3 player e crie as condições para um verdadeiro diálogo interno.

Dica  : tome dez minutos para meditar antes de alguns de seus exercícios. Lembre-se, o teu melhor amigo, és tu mesmo. Desengate-se!

 

Aprenda uma nova receita

 

Na mesa também tens maus hábitos. O pior deles é sempre comer o mesmo. Ofereça novas sensações para o seu paladar e passe mais tempo na sua cozinha desenvolvendo suas próprias refeições (e as da sua família). Sem stress, simplesmente por prazer …

Dica  : coma produtos saudáveis !

Desafie-se

Coloca óleo novo nas tuas dobradiças . Correr é uma paixão, correr alem de tornar o teu corpo saudável, faz de ti uma outra pessoa. A muito tempo aprendi dos nossos amigos Brasileiros ” Cuida do teu corpo, pois moras dentro dele”.

Correu não é um status social, correr não é apenas para teres a tua foto no facebook.  Correr é uma liberdade pessoal.

Por vezes fartamos-mos das coisas, também acontece ficares farto da corrida…. foge as rotinas.

 

Carlos Lopes