Dicas para atletas iniciantes

0

Equilibrem bem a vossa alimentação entre proteínas e hidratos de carbono.

Dividam o prato em quatro partes – três delas devem ter verduras ou hidratos de carbono (arroz, massa, batatas) e quarta parte deve ter um alimento proteico (carne, frango ou peixe).

Estão a treinar em excesso?

Se têm dúvidas, façam este teste simples: vejam as pulsações sentados e depois levantem-se de repente. Se as pulsações subirem em mais de 20 vezes, devem aumentar o período de descanso no vosso plano de treino.

Enfrentem melhor as subidas.

Se têm problemas nas subidas experimentem encurtar o comprimento da passada, ou seja, quanto mais dura dor a subida, mais curta deve ser a passada. Lembrem-se também de subir com a cabeça elevada e sem olharem para os pés, um erro comum que faz com que a capacidade respiratória diminua.

Dêem ao vosso corpo o descanso que ele precisa.

Sigam esta regra: por cada 3km que tenham o esforço ao máximo numa competição, devem fazer dois dias de corrida mais suave.

Cuidados com as sapatilhas

Devem trocá-las a cada 600 – 700km.

Nunca estreiem as sapatilhas numa prova; comecem por usá-las para caminhar um ou dois dias e depois dão início aos treinos com esse equipamento.

Escolham as sapatilhas de acordo com a vossa passada; a distância que correm e o vosso peso. Não se deixem levar pelo peso quando forem comprá-las uma vez que as mais leves fazem-vos poupar tempo nas corridas mas são um risco grande de lesão para corredores com mais de 80kg.

A sapatilha de correr não deve apertar; entre o dedo grande e sapatilha deve sobrar cerca de 1cm.