É fácil de colocar em prática e é um dos desportos que traz muitos benefícios para a saúde.

0

195 razões para começar a correr ainda hoje

Os dias estão a ficar maiores, as temperaturas estão mais simpáticas e tudo isto convida a que pratique desporto ao ar livre. Se tem vontade de começar a exercitar-se e ainda não sabe o que fazer, talvez possa escolher a corrida. Além de ser óptima para quem deseja perder peso, trata-se de um desporto com muitos benefícios.

E estas 5 razões vão fazer com que comece a correr ainda hoje.

1 – Ajuda a prevenir 13 tipos de cancro

O cancro é uma das doenças do momento em Portugal e um pouco por todo o mundo. Um estudo realizado nos Estados Unidos da América revela que a corrida ajuda a reduzir o risco de 13 tipos de cancro, entre eles o do pulmão e também do estômago.

2 – Aumenta a esperança de vida

Quando falamos de saúde, a corrida não está apenas associada à prevenção de diferentes tipos de cancro. Como referimos no início do texto, ajuda a perder peso, sendo que reduz a pressão arterial e melhora a captação de oxigénio. Um estudo dinamarquês refere mesmo que a corrida pode aumentar a esperança de vida até 6 anos.

3 – Torna o cérebro mais saudável

O cérebro também fica a ganhar com a corrida, ficando mais saudável. Um estudo realizado nos Estados Unidos da América revelou que aqueles que praticam desporto têm melhores resultados em testes de memória e raciocínio, quando comparados com pessoas sedentárias. O motivo é que o desporto estimula a circulação sanguínea na cabeça. Leva mais oxigénios e nutrientes ao mesmo tempo que remove as toxinas de forma muito mais eficaz.

4 – Irá dormir melhor

Se tem problemas em dormir à noite, pode sempre experimentar uma corrida ao final do dia. Este desporto ajuda a regular os transmissores do sistema nervoso central, que por sua vez são os responsáveis pelo controlo dos níveis de ansiedade e stress. A Associação Americana de Distúrbios do Sono realizou um estudo que associa a corrida a uma melhor qualidade do sono.

5 – Será uma pessoa mais feliz

A endorfina é conhecida como a hormona da felicidade por proporcionar uma sensação de bem-estar quando e libertada. Desportos como a corrida levam à produção de grandes quantidades de endorfina, algo que terá influência no seu humor. Correr irá fazer com que se sinta mais feliz.

Fonte:

paraeles.pt