ESTÁ NA HORA DE RENOVAR O CALÇADO

0
O mundo da corrida, apesar da simplicidade que encerra a sua prática, também tem algumas regras a cumprir. Não estão numa cartilha de mandamentos, mas dizem respeito, muitas vezes, ao bom senso. Se temos cuidados com hidratação, em qualquer altura do ano, há um foco especial que nos deve preocupar em todas as ocasiões: os pés e o calçado.


Os pés do ser humano são máquinas complexas, com 26 ossos e 20 músculos próprios (14 deles na zona plantar) que obrigam a cuidados especiais, desde higiene ao calçado que se utiliza.

Aqui chegados, ao calçado, é importante que o corredor saiba escolher o calçado mais adequado para si. Evitar bolhas, entorses e outras lesões, deverá ser sempre uma preocupação prioritária, por isso é necessário que se equipe com um par de sapatos bem-adaptado aos seus pés…
Cuidados com o tamanho…
Se é um corredor com alguma experiência, já viveu o momento de sentir que o seu pé parece maior com a corrida. De facto, com a extensão e descontração dos músculos do pé, este desliza vários milímetros para a frente, chegando até mesmo a um centímetro. Por isso, quando for adquiri um par de sapatos, assegure-se de que os seus dedos não tocam na parte da frente. Isso poderá dar origem a bolhas e unhas negras.
Essa é uma regra que deve seguir: deixar um centímetro entre os dedos e a biqueira do calçado. É frequente, nos corredores, ter um sapato de corrida com um tamanho superior ao calçado casual.
… e com o próprio peso
Não é engano, o peso do atleta conta na hora de escolher o calçado. É que não se escolhe o mesmo modelo pesando-se 60 ou 90 kg. Muitos especialistas apontam para que, acima dos 80 kg, se dê prioridade ao amortecimento, privilegiando uma entressola em espuma mais firme e uma tecnologia de amortecimento complementar ao nível do calcanhar e da biqueira.
Escolher em função do piso
Obviamente, o calçado que vai adquirir tem de respeitar a natureza do piso que vai percorrer. Se o faz predominantemente em estrada, deve procurar um sapato com bom amortecimento, porque é neste terreno que o calçado mais se desgasta.
Se a superfície escolhida for caminhos, ou como agora se usa, “trail”, a escolha deve recair num sapato com um bom apoio do pé e uma sola entalhada, adaptada aos obstáculos naturais. Deve escolher o sapato na perspetiva de ser mais resistente, apoiar bem o tornozelo e oferecer uma boa aderência.
Questão: é para treino ou competição?
Esta é uma pergunta pertinente, pois o sapato deverá respeitar a finalidade que o corredor deseja para ele, pois o treino ou a competição visam objetivos diferentes. Por isso, o tipo de calçado a utilizar vai assim diferir na sua prática.
Para o treino (e para os corredores ocasionais), aconselha-se um calçado com um peso entre 300 e 400 g. Pois será eficaz em caminhos e estradas, oferecendo estabilidade, conforto e amortecimento.
Já em competição, em que o desempenho ocupa a primazia do objetivo final, o conforto tem uma percentagem menor de preocupação. Aqui, o peso do sapato é importante e aconselha-se que seja leve (com um peso entre 150 e 280 g). Quanto mais experiente for o corredor de competição, mais o seu calçado será leve.
Renovação do calçado
Como nos carros, em que os pneus se devem trocar ao fim de alguns quilómetros, assim deve acontecer com o calçado dos corredores. No calçado, como o desgaste ocorre progressivamente, é mais difícil a perceção desse desgaste. Para se aperceber disso, pode observar cuidadosamente a dobra ao nível da entressola ou eventuais rasgões.
Mas, fique com a nota de que o calçado mais pesado tem uma sola mais espessa, pois é destinada principalmente ao treino, e poderá efetuar 1500 e 2000 km com esses sapatos. Já o calçado mais leve, de competição, deve ser renovado mais frequentemente, a cada 300 a 500 km.
Ajuda especializada
Na hora de adquirir calçado é importante que o faça junto de quem conheça o que está a vender. Existem em Portugal várias lojas especializadas em venda de calçado desportivo, cujos colaboradores podem ajudar na decisão final. Por isso, boas compras e boas corridas.
fonte: http://www.ligarunning.pt