Ester Alves e Tiago Romão preparam-se para se estrearem na grande celebração da montanha do Andorra Ultra Trail Vallnord (AUTV)

O AUTV já deu início às festividades que se prolongam até ao próximo domingo dia 21 de julho.

0

Os atletas da Salomon Suunto Portugal já se preparam para as provas que elegeram para a sua estreia no AUTV. Tiago Cantante Romão será o primeiro a pôr o pé na montanha, o desafio são 83 km e 5000 m d+ da Celestrail, que parte às 00h de domingo (hora local) sob a luz da lua cheia. Este é o desafio a que o atleta apelida de “a loucura anual”. Depois de um campeonato do mundo com uma belíssima prestação, 2.º melhor português e 21.º da geral, as competições voltam agora ao calendário do atleta. Embora focado nas distâncias entre os 30 e os 50 km, Tiago elege todos os anos uma aventura e, este ano, a escolha recaiu na Celestrail, uma das 4 ultras maratonas do Andorra Ultra Trail Vallnord que o português Armando Teixeira venceu em 2017. Os atletas partem da povoação de Ordino rumo a um percurso exigente e selvagem, com zonas de montanha para recuperar depois da passagem por três picos, a mais de 2500 m de altitude. Tiago terá a competir a seu lado nomes como os andorranos, Julio Rodrigues e Xavier Teixidó que conhecem muito bem o terreno. Além de Tiago há mais 14 portugueses entre os 500 participantes oriundos de 26 países.

Já Ester Alves vai alinhar na Maratón dels Cims (42,5km 3000m d+) no sábado às 8h da manhã. A atleta nunca competiu no AUTV e nunca fez duas maratonas em 7 dias, serão duas estreias. Na semana passada alcançou a sua quarta vitória consecutiva na Maratón da Ultra Sierra Nevada, esta semana voltará a desafiar-se nas magníficas paisagens dos montes e vales da zona norte de Andorra. Esta maratona conta com 25 portugueses num total de 2 445 corredores de 48 países.

AUTV

O Andorra Ultra Trail Vallnord é uma grande celebração dos amantes da montanha e uma das provas internacionais de trail que mais atrai os portugueses. Acontece todos os anos em julho sob a lua cheia. Este ano, na sua décima primeira edição, as festividades tiverem início a 17 de julho em Ordino com a Eufòria. A primeira das 5 corridas competitivas que decorrem até dia 21 julho. Com o seus 233 km e 20 000 m d+, sem marcações, e em que os participantes tiveram que demonstrar experiência anterior para poder enfrentar este desafio a pares. Cada corredor será equipado com um dispositivo GPS que permitirá que a organização saiba sua localização exata a qualquer momento. A Destacar a vencedora do ano passado, a espanhola Nerea Martinez, e o japonês Wataru Iino, que ficou em segundo lugar no Alut- Algarviana Ultra Trail 2018.

Hoje (19 julho) às 7 da manhã partiu a Ronda dels Cims, a prova rainha do evento e aquela que permite dar a volta inteira ao principado nos seus 170 km com 13 500 m d+. Conta com 35 portugueses entre 450 participantes de 32 países. Hoje quando cair a noite, pelas 22h, em Andorra entra em cena a Mitíc com os seus 120 km e 9 700 m d+. Entre os 500 participantes de 34 nacionalidades estarão presentes 19 portugueses. Duas horas depois será a vez de apoiarmos Tiago na sua odisseia de 83 km (Celestrail). E finalmente no sábado pelas 8h da manhã será a vez de Ester entrar em ação na Maratón.

Acompanhe o AUTV em crono.andorraultratrail.com ou siga o hastag #AUTV2019, nas redes sociais.