- Publicidade -

Os treinos e as competições são estímulos que exigem muito do nosso organismo. Por esse motivo, algumas das dosagens consideradas “normais” para o ser humano podem não ser suficientes para os atletas que estão sujeitos a estes estímulos.
Além disso, as mulheres constituem um grupo que poderá apresentar um défice ainda maior de alguns nutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais– o próprio ciclo menstrual é um agente agressor que poderá induzir uma perda significativa de sais minerais.
Sabemos que, além dos macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras), também os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) são extremamente importantes na manutenção do bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, é expectável que a falta de alguns destes micronutrientes possa condicionar a performance física.

A suplementação com micronutrientes ajuda a aumentar a performance física na corrida?
Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition  procurou perceber até que ponto a suplementação com uma mistura de micronutrientes e outros elementos poderia melhorar a performance física na corrida, principalmente em mulheres.
De um grupo de 28 mulheres, os investigadores conseguiram concluir que a suplementação escolhida resultou numa melhoria da performance física na corrida, ao reduzir o tempo de conclusão de uma corrida de 3 milhas de 26,5 minutos para 25,6 minutos.

Além disso, também a distância percorrida numa bicicleta estacionária em 25 minutos foi superior após a toma da suplementação (de 6 milhas para 6,5 milhas).
Os investigadores experimentaram uma combinação de 3 micronutrientes – ferro, zinco e cobre – com outros dois nutrientes importantes para o correto funcionamento das células – a Carnitina e a Fosfatidilserina.

Quais os produtos e as dosagens que deverei tomar para ver estes benefícios?
Uma vez que os investigadores pretendem comercializar o produto, as dosagens utilizadas no estudo não foram divulgadas. Independentemente disso, é possível considerar alguns produtos e dosagens que garantirão um efeito semelhante.

Ferro

Além de ajudar a manter um bom funcionamento cerebral, o ferro é também essencial para o correto transporte de oxigénio pelo corpo. Podes experimentar tomar 20mg de Ferro diariamente com o Iron (20mg) da Prozis. Basta tomares uma cápsula por dia para obteres esta dosagem.

Zinco

O zinco é um mineral muito importante na formação da testosterona, na proteção das células contra a oxidação, no metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras e na manutenção de um cabelo, unhas e pele normais.
Experimenta o Zinco da Okygen. A dosagem é de 25mg (1 comprimido por dia). Apesar do valor ser superior ao valor diário recomendado, está perfeitamente dentro dos limites considerados normais para atletas.

Multivitamínico e Multimineral

Para te facilitar a vida, podes sempre experimentar um multivitamínico e multimineral, como o Multi PRZ, da Prozis. Com este produto terás acesso a 22 nutrientes(entre os quais o ferro, o zinco e o cobre). A dosagem diária é 2 comprimidos, que garantirá níveis ligeiramente acima das doses diárias recomendadas, mas adequados a um estilo de vida ativo.

Carnitina

A Carnitina ajuda a aliviar os efeitos do envelhecimento e a evitar alguns problemas nas mitocôndrias, ao mesmo tempo que aumentam o seu potencial para a queima de gordura. Além disso, aumenta a sensibilidade à insulina e melhora a saúde dos vasos sanguíneos.
As doses típicas de Carnitina rondam os 500 – 2000mg. Experimenta a L-Carnitina 1500mg da Prozis para teres acesso a 1500mg diariamente.

Fosfatidilserina

Este fosfolípido é muito importante no correto funcionamento dos neurónios, ajudando também na redução do stress. Assim, os níveis de cortisol (hormona catabólica) tenderão também a baixar.

Para teres acesso a 100mg diárias (são usadas doses de 200 e 300mg por dia para corrigir problemas de atenção e o declínio cognitivo, respectivamente), poderás experimentar a Phosphatidyl Serin, da Douglas (1 cápsula por dia).

Conclusão
Como vês, tens aqui diferentes produtos por onde escolher para obteres os mesmos benefícios que os identificados no estudo. A forma mais simples será sempre considerar um multivitamínico e multimineral, como o Multi PRZ, e combiná-lo com a Carnitina e a Fosfatidilserina.

Podes experimentar dosagens diferentes para verificares com as quais é que obténs os melhores resultados, mas estes produtos garantirão os níveis adequados de cada um destes nutrientes.
Boas corridas!

Referências:
⦁ Robert A. DiSilvestro, Staci Hart, Trisha Marshall, Elizabeth Joseph, Alyssa Reau, Carmen B. Swain, Jason Diehl. Enhanced aerobic exercise performance in women by a combination of three mineral Chelates plus two conditionally essential nutrients. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2017; 14 (1) DOI: 10.1186/s12970-017-0199-2.

Fonte : BLOG Prozis

Descontos de 10%

código AMC

prozis.com/2Ntp