Evento contou com cerca de 3.200 inscritos TRIUNFOS DE PAULO PAULA E JOANA FONSECA NA NONA EDIÇÃO DA COFIDIS CORRIDA DE SANTO ANTÓNIO

0

Paulo Paula, fundista brasileiro que nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 foi oitavo classificado na maratona, estreou-se, sábado à noite, na Cofidis Corrida de Santo António com um triunfo. O atleta do Run Tejo completou os 10 km em 30m31s, depois de ter feito grande parte da prova com Samuel Barata (Sport Lisboa e Benfica). O evento organizado pela HMS Sports, em parceria com a EGEAC, contou com cerca de 3.200 inscritos.

Com partida e chegada na Praça D. Pedro IV, no Rossio, o arranque da nona edição aconteceu pelas 20h30, levando os participantes à Zona Ribeirinha de Lisboa, num percurso praticamente plano. Desde cedo, na frente, formou-se um grupo de cinco atletas, dos quais se destacaram Paulo Paula e Samuel Barata logo nos quilómetros iniciais. Pouco antes do oitavo quilómetro, o brasileiro decidiu atacar e acabou por ser o vencedor da Cofidis Corrida de Santo António. Samuel Barata, atleta LIDL Star que estabeleceu o recorde (29m40s) da prova no ano passado, garantiu a segunda posição com 31m13s. Avelino Eusébio, do GFD Running, foi terceiro classificado com 32m05s.

Joana Fonseca, do GFD Running, colocou o seu nome da história da prova ao ser a primeira senhora a cortar a meta, com o registo de 37m13s. No pódio, teve a companhia da triatleta Kim Mangrobang, do Rio Maior Triatlo Clube (37m45s) e de Vera Nunes, do GFD Running (38m10s). Os resultados completos podem ser consultados no sítio oficial corridadesantoantonio.com.

Fotos: HMS Sports | Gustavo Figueiredo

Pela primeira vez, a prova inseriu-se no âmbito de Evento Verde, com a organização e os parceiros a adoptarem um conjunto de medidas para reduzir a pegada ecológica. Entre as medidas tomadas, realce para o reforço de estruturas diferenciadas para a recolha do lixo e promoção da reciclagem com diversos pontos na partida, meta e abastecimentos e a presença de mochileiros no local, numa iniciativa promovida pela autarquia, Vitalis e Sociedade Ponto Verde.

No final da prova, todos os participantes receberam um manjerico, símbolo que caracteriza a Cofidis Corrida de Santo António.

Acompanhe o evento em: Sítio oficial do evento: corridadesantoantonio.com Facebook: facebook.com/corridasantoantonio Vimeo: vimeo.com/channels/872969

Fotos: HMS Sports | Marcelino Almeida