- Publicidade -

Estar no conforto do seu lar e ter a própria academia em casa – com ou sem equipamentos para fazer exercícios – não é desculpa para se descuidar.

Muita gente acaba a arriscar e errando a mão na hora de fazer exercício em casa porque se empolga, ou até mesmo porque não faz os movimentos corretos e nem usa os acessórios certos.

Não precisa ter todos os equipamentos de uma academia para fazer seu treino em casa, mas precisa tomar alguns cuidados fundamentais para não se machucar, não prejudicar sua coluna, seus músculos e, além de tudo, conseguir fazer um treino de sucesso. Quer saber quais são esses cuidados? Separamos as principais dicas para fazer exercício em casa, veja quais são elas:

USE Ténis E ROUPAS ADEQUADAS

Não é porque está a treinar em casa que pode fazer exercício de meia e com calça, jeans. Treinar em casa também exige atenção, e o ideal é usar um ténis apropriado para fazer ginástica: principalmente se for fazer aqueles circuitos completos disponíveis em canais do Youtube ou até mesmo em aplicativos, como já listamos em outras matérias.

O ténis serve para amenizar o impacto do exercício nas articulações, principalmente em treinos que fazem você pular e flexionar o joelho. Alguns exercícios desses aplicativos fazem parte de circuitos funcionais, então provavelmente vai mexer o corpo inteiro e misturar aeróbico com anaeróbico quando praticá-los, por isso o ténis é tão importante. Também vale lembrar: use roupas leves. Nada de treinar de jeans e nem com roupas apertadas demais.

FAÇA UM ALONGAMENTO

Alongar é fundamental. Provavelmente está empolgado com a ideia de treinar em casa, mas nem pensou na importância de se alongar, pensou? Quando nós malha, o nosso objetivo principal é alcançar resultados de uma forma rápida, e o alongamento parece apenas uma obrigação chata que nos impõem na academia. Quando treinamos em casa, não temos um professor para mandar na gente, então, pular o alongamento parece fácil. Mas não deveria ser. Para absorver todos os benefícios da atividade física, precisa desenvolver a capacidade motora da flexibilidade – um corpo mais flexível se machuca menos. O alongamento também proporciona alinhamento corporal, o que melhora a sua postura e autoconfiança.

FAÇA AULAS DO SEU NÍVEL

Nunca fez exercício algum na vida ou anda parado há um tempo? Então nada de pular para um treino intenso ou fazer exercícios que exijam demais do seu condicionamento físico. Se for fazer os exercícios do canal Exercício em Casa, por exemplo, siga a recomendação que eles dão nos vídeos: o ideal é esperar três meses antes de passar do nível iniciante 3 para o 2, 2 para o 1 e do 1 para o intermediário 3.

Os aplicativos de telemóvel também disponibilizam exercícios por nível, então siga a orientação de cada um para não acabar a passar mal e tendo um efeito oposto ao efeito esperando na hora de fazer exercícios em casa.

NÃO SE DISTRAIA COM A TV

Treinar em casa dá-te a liberdade de fazer exercícios a hora que quiser e o dia que for melhor para você. Porém, com a liberdade vem também a responsabilidade: não se distraia. Tente não ficar grudado no celular, e respeite os intervalos entre as repetições e também não pare durante o treino contínuo de algum exercício aeróbico.

Escolha um horário difícil para você se distrair e, de preferência, um horário em que esteja sozinho em casa para evitar qualquer interrupção. Interromper o treino reduz muito a eficácia dele, porque cada série e a duração de cada exercício é pensada exatamente para agir no seu músculo e no corpo da forma correta.

RESPIRE DIREITO

Respirar errado pode prejudicar o seu treino. Porém, a respiração correta pode-te ajudar a fazer os seus exercícios com mais intensidade – o que consequentemente melhora o seu treino. Quando inspiramos pelo nariz e soltamos lentamente pela boca, oxigenamos o nosso corpo e o ajudamos a continuar o exercício com mais força. Se você estiver fazendo abdominal, por exemplo, inspire na subida do exercício e expire na descida. Você vai perceber a diferença no sei treino, pode ter certeza!

BEBA ÁGUA  Precisa se manter hidratado durante os treinos em casa. Antes de começar, tome um copo de água! Mantenha uma garrafa por perto para se hidratar durante as séries e lembre-se: em nenhum momento do exercício em casa deve sentir sede. A hidratação é importante para melhorar o seu desempenho, dar-te mais disposição e melhorar a tonificação dos seus músculos.

NÃO EXAGERE  A liberdade de treinar em casa pode-te fazer querer treinar o tempo todo. Mas tome cuidado, o corpo precisa descansar. Malhar demais pode causar fadiga muscular, stresse e outros problemas de saúde. Também é importante alternar os dias de treino mais intenso com os dias de treino mais leve para não forçar o seu corpo, viu?

Bom treino!