- Publicidade -

A rotina de muitas pessoas sofreu alterações com o isolamento social por conta da pandemia do Covid-19. Com os ginásios fechados por tempo indeterminado, a prática de atividades físicas acabou a reduzir.

Porém, para não perder o condicionamento físico, mantendo a forma e a musculatura, auxiliando no bem-estar das pessoas agora, os exercícios físicos dentro de casa são uma grande alternativa para manter o corpo e a mente saudáveis.

Por isso se recomenda que as pessoas se exercitem de algum modo durante este período de quarentena, mantendo uma rotina com hábitos saudáveis. 

Para que o exercício seja efetivo, basta fazer de seis a dez minutos, sendo repetido de três a cinco vezes por semana.

Mas para quem ainda não sabe quais tipos de exercícios fazer, a internet é uma ótima aliada. Já existem várias modalidades de treinos rápidos e exercícios on-line disponíveis que podem ajudar quem deseja iniciar alguma atividade em casa. 

Quais os cuidados?

Para quem não ainda não pratica algum exercício, é importante que o treino sempre comece de maneira leve, utilizando os próprios móveis e objetos da casa como apoio, como cadeiras, garrafas com água, ou até sacos de alimentos como pesos para musculação. Corredores ou ambientes com mais espaço podem ser propícios para a prática de polichinelos, abdominais, flexões, ou mini-circuitos, o importante é não ficar parado. 

Rotina

É importante fazer as atividades sempre no mesmo horário, pois este hábito pode se tornar uma rotina, facilitando a integração das atividades na programação do dia.

Os idosos ou pessoas com mais de 60 anos também devem ser incluídos nas atividades, pois para eles as práticas promovem a manutenção da força e do equilíbrio necessário para evitar quedas e fraturas. Outros fatores trabalhados em conjunto também ajudam neste momento de distanciamento social mantendo uma vida saudável, como alimentação balanceada, boas noites de sono e hidratação.

“Com as práticas das atividades físicas, mantendo o corpo em movimento, diversos benefícios podem ser observados como o fortalecimento do sistema imunológico, necessário neste período de pandemia, contribuindo para uma mente tranquila e reduzindo o stress e sentimentos de ansiedade que momentos como esses causam nas pessoas”

Bons treinos 💪