- Publicidade -

Nunca se é demasiado velho para correr uma maratona. O poder fazê-lo sem qualquer problemas depende mais da preparação física do que propriamente da idade.

À medida que se avança na idade é mais difícil correr depressa, mas isso não é necessário para quem quer preparar-se para uma maratona. Os corredores mais experientes/veteranos costumam ser homens tranquilos, conhecem bem o seu corpo e os seus limites e têm traçados objetivos mais realistas que os corredores mais novos. Correr 30 quilómetros por semana é uma boa estratégia para começar a treinar-se com o objetivo de concluir uma maratona.

Nas semanas seguintes, deve ir aumentando a distância semanal, acrescentando 2 km/semana, sem superar esta distância. Deve descansar bem um dia antes e outro depois deste treino. Corra a um ritmo bastante lento que lhe permita falar sem esforço e, de 20 em 20 minutos, faça uma pausa para ir caminhando (aproveite para se hidratar bem) durante 1 a 2 minutos.

Além da distância longa, deve acrescentar treinos de 30 minutos duas vezes por semana a um ritmo lento. Antes de começar, preste atenção aos exemplos que se seguem para sua própria segurança:

1 – Faça um check-up completo à sua saúde.

2 – Não faça alterações demasiado bruscas ao seu plano de treino. Habitue-se lentamente às mudanças de intensidade.

3 – Se não tiver tempo para se preparar, adie esse objetivo.

4 – Se sentir dificuldades no dia da prova, não hesite em parar e continuar, mas a caminhar. Se os problemas persistirem, pare totalmente