- Publicidade -

Já pelo tema do artigo muitos de vós estão a «torcer o nariz»…ginásio?? Recinto fechado sem ar puro.. Nem pensar… Muitos de vós estão a pensar agora isto mesmo não é? Sem dúvida que eu própria profissional de exercício e trabalhadora num ginásio corrida sem dúvida que é na rua, as sensações que retiramos de um treino outdoor , a motivação, a sensação de esforço mais suave devido à circulação de ar, o contacto com a natureza (dependendo do local)  sem dúvida que retiramos melhores sensações de um treino running outdoor. No entanto todos nós sabemos que para termos melhor performance na corrida não basta correr… o treino muscular é fundamental, a natação e a resistência respiratória neste tipo de treino também tem os seus benefícios e o treino mental?

Então o que tem o ginásio para nos oferecer?

Primeiro que tudo e mais importante tem profissionais credenciados que podem ajudar qualquer pessoa a atingir objetivos, têm capacidade de prescrever treinos adaptados à condição física de cada um, pois a informação presente que nos chega através das revistas desportivas ou imprensa é geral e não pode ser entendida como única e para toda a população, tem que ser adaptada a objetivos individuais e condição física ou seja força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória e composição corporal individual. Após uma avaliação física inicial e um questionário de saúde é prescrito um treino e/ou são recomendadas aulas de grupo que trarão os melhores benefícios possíveis ao praticante.

Treino personalizado

Ter um profissional ao seu dispor que lhe prescreve um treino diferenciado de estímulos e completamente adaptado ao seu objetivo e à sua condição física e está consigo durante todo o treino com correção automática, controlo da intensidade de esforço e motivação constante, trará os seus objetivos mais rapidamente e terá autonomia para posteriormente poder treinar com mais informação e mais focado na técnica e intensidade do treino. Está também capacitado para fazer um controlo na sua alimentação e verificar a ajustar se necessário o seu estado nutricional.

Aulas de grupo

Tem uma panóplia de aulas de grupo que apenas focarei as mais importantes para o objetivo de aumento de rendimento e performance no running.

Spin- ciclismo inddoruma aula forte em termos cardiorrespiratórios que nos trarão imensos benefícios e alívio articular devido à inexistência de impacto, uma aula muito dinâmica ao ritmo da música e onde pode trabalhar esforço aeróbio e anaeróbio.

Pump- localizada– aulas de reforço muscular geral onde trabalha o corpo inteiro e excelente para quem quer evitar lesões devido à sobrecarga do impacto e para quem quer definir um pouco mais a musculatura e ficar mais fitness. Aula de resistência e forçamuscular. Também lecionada ao ritmo de música muito dinâmica e com muita energia.

Pilates- treino muscular de baixa intensidade que tem como principal objetivo trabalhar a sua postura e reforçar os seus músculos mais profundosde forma a ter uma melhor postura no seu dia-a-dia, seja sentado ou em pé.

Natação ou hidroginástica- aulas em meio aquático que devido às propriedades da água facilitam a recuperação muscular e aliviam a tensão. Ótimas para recuperação de provas e fadiga ou para quem pretende aumentar a sua resistência cardiorrespiratória (natação).

Yoga ou tai chi- aulas mais mentais do que propriamente físicas, apesar de apelar também à sua flexibilidade, equilíbrio e força não são extenuantes mas exigem mentalmente e procuram trabalhar a concentração. Porque o esforço não é só físico mas muitas vezes mais mental estas também são excelentes opções para aumentar a sua resistência mental e capacidade de sofrimento.

Aulas coreografadas- jump (treino num mini- trampolim, step (subir e descer um degrau) dança, aeróbia, combat. Aulas fortemente cardiorrespiratórias mas com uma exigência mental maior devido à parte coreográfica o que o obriga a estar com alguma atenção. Muito estimulantes devido à musica divertida e com imensa energia e que também pode ajudar a trazer benefícios.

 

Sala de exercício

Cardio – a sala de exercício é completa com imensos aparelhos onde poderemos aumentar a nossa resistência cardiorrespiratória, desde a passadeira onde podemos fazer uns bons sprints e controlar a velocidade e tempos, à elíptica ou vário que nos facilitam o esforço devido à inexistência de impacto, bicicleta onde podemos treinar as pernas com maior intensidade, o remo onde podemos trabalhar mais forte ao nível dos braços e tronco ou a top que focaliza «totalmente o trabalho ao nível dos braços e que pode servir também para treinar parte superior do tronco quando estivermos a recuperar de uma prova mais intensa e os membros inferiores estiverem mais fatigados.

Musculação- treino com máquinas ou cabos ou ainda um treino funcional com bolas medicinais, bolas suíças, treino em suspensão, plataforma vibratória, pesos ou simplesmente o peso do corpo, temos muito material à disposição e excelentes profissionais que podem adaptar estes materiais a cada um de nós e ao nosso nível. Cada um destes materiais tem a capacidade de nos oferecer estímulos diferentes e o treino nunca se torna monótono devido à variabilidade de estímulos, o único especto menos positivo é ter que realizar o seu treino sozinho, no entanto tem opções, ou o seu personal trainer treina consigo ou tem um amigo que gosta de treinar e conseguem ter o mesmo tipo de treino.

Este artigo pode parecer uma descrição de modalidades num ginásio, no entanto quis dar-lhe a conhecer os benefícios que o treino indoor pode ter no seu rendimento desportivo e focar o ginásio como complemento e não substituto à sua corrida outdoor.

Agora que já tem outra visão do fitness indoor porque não experimentar e verificar novas sensações…

Peça a um amigo para ir experimentar uma aula com ele ao ginásio.