Grande Trail da Serra D`Arga / Ana Amaro

0

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2018 realizou-se o Grande Trail da Serra D`Arga organizado pela Carlos Sá Nature Events®, com a colaboração das Câmaras Municipais de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga S. João, Arga de cima, Arga de Baixo.

Este grande evento iniciou-se na sexta-feira, dia 21, com o GTSA Sunset de 13 km, com partida às 19h30m. No sábado, dia 22, decorreu o GTSA  Aventura de 80km, com partida às 6 horas, logo de seguida às 9h deu-se o arranque do Ultra Trail 53km, às 10h30 foi a vez do GTSA KM Vertical. E para terminar às 16h deu-se a partida do GTSA Kids. No domingo, dia 23 foi a vez do Trail Longo ( 33km), do Trail Longo (21km) e do Trail Curto ( 14km).  Só uma grande organização como esta para conseguir gerir tudo isto!

“Quem gosta vem, quem ama volta” ! Este é o lema de uma das ultrasmaratonas mais famosas do país e eu posso confirmar!  Após ter realizado esta prova em 2017, não resisti e voltei em 2018! E se for possível em 2019 lá estarei novamente!

Cheguei ao Pavilhão Desportivo de Caminha na noite de sexta feira onde pernoitámos em chão duro ( que de duro não tinha nada pois amavelmente cederam-nos os colchões da ginástica). No dia seguinte, parti rumo a Dem onde rapidamente e sem grandes confusões levantei o kit de participação.

Após o aquecimento, dirigi-me para a partida onde encontrei muitos amigos e conhecidos e após dois dedos de conversa e algumas fotos lá partimos para os 53km ao som das oito badaladas do sino da igreja.

O percurso iniciou-se com uma subida acentuada de cerca de 4km e como o que sobe também desce, lá fomos nós serra abaixo com uma vista soberba!  A partir daqui seguiram-se os imensos quilómetros ora a subir, ora a descer, ora planos, corria-se e andava-se sempre entre imensa pedra e rocha.  

Por volta do quilómetro 25 surgiu o KM Vertical, uma subida com cerca de 4 km até chegar à Sra do Minho. E foi aqui que surgiram os maiores problemas para os atletas. O forte calor que se fazia sentir fez com que muitos atletas ficassem sem água a meio da subida e tivessem passado mal. Eu, como já sabia o que me esperava, fiz uma boa gestão da água que levava e cheguei ao topo da subida ainda com meia garrafa de água. Na minha opinião e face ao calor que estava, a organização poderia ter colocado um ponto de água a meio da subida, pois teria evitado que alguns atletas se tivessem sentido mal e até desmaiado como foi o caso de um atleta.

Contornado este obstáculo, seguiu-se um belo planalto onde consegui correr bastante e até ultrapassar várias adversárias. No entanto, por volta dos 44 km apareceu uma nova subida de cerca de 4km e logo uma descida de 4km para a meta. E que alegria que foi cruzar aquela meta depois de tantas horas de luta naquela linda serra! Lindo foi também casaco de finisher  que cada atleta dos 80km e dos 53km receberam por terem conseguido terminar a sua prova.

Relativamente à organização da prova tudo estava na perfeição: marcações, abastecimentos, simpatia dos voluntários… Apenas mudaria um aspeto: a prova começar às 8h em vez de ter sido às 9h, pois a esta hora já se fazia sentir muito calor.

Resta-me agradecer a parceria com Aminhacorrida/Myprotein e dar os parabéns pelo excelente evento e pela grande festa que fizeram ao longo de três dias na lindíssima Serra D`Arga.