- Publicidade -

O atleta português Hélio Fumo foi o grande vencedor do STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos ao triunfar na prova de 50 quilómetros do evento de corrida em trilhos realizado na zona de Santo Tirso. O atleta português da equipa Runners do Demo e da Compressport completou o percurso em apenas 4h18m24s, terminando de forma destacada com uma vantagem de mais de 19 minutos para o segundo classificado, Bruno Coelho, e mais de 33 minutos para o terceiro, Bruno Ribeiro.

O STUT integrava o Campeonato Nacional de Ultra Trail promovido pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, tendo reunido cerca de 1.400 atletas nas diferentes provas. A vitória de Hélio Fumo, que competiu pela sua equipa Runnes do Demo, vem reforçar o seu palmarés de triunfos do atleta que é hoje uma referência da modalidade em Portugal, mas também a nível internacional.

“O STUT enquadrava-se no meu calendário competitivo como uma prova importante para a equipa e que me servia de preparação para o próximo desafio: os 128 quilómetros da Transgrancanaria. Consegui vencer e ajudar os Runners do Demo, que alcançaram um lugar no top-5 do campeonato nacional de ultra trail”, afirma Hélio Fumo. “A nível pessoal, mais do que a vitória saio da prova com boas sensações, o que me deixa confiante para os desafios que tenho previsto para 2020”, acrescenta.

Hélio Fumo tem 36 anos e pratica trail (corrida a pé em trilhos e montanha) há apenas cinco anos. No último campeonato do mundo da modalidade alcançou o melhor resultado de sempre de um português na competição ao alcançar o top-10. Integra as equipas da Compressport Internacional e da Runners do Demo e é apoiado por marcas e entidades como Global Light, OneClinics – Clínicas de Fisioterapia, Mais Nutrição, Pronto Dente Ramada, Farmácia Santo Adrião ou o portal Fleed.