A hidratação repõe líquidos perdidos durante a transpiração e permite manter o desempenho desportivo durante um maior período. Após participação em algumas corridas e ter assistido a possíveis situações de desidratação, decidi iniciar a minha colaboração com o site A Minha Corrida (o qual já acompanho há bastante tempo) e Fitness Hut com este tema: Hidratação e Principais Orientações.

É normal escutarmos vários corredores a comentarem que não necessitam de beber água durante as suas corridas ou treinos. Confesso, de acordo com experiência de cada um, que tal pode ocorrer sem surgirem resultados nefastos, mas não é recomendado. A propensão para surgirem os efeitos de desidratação é elevada, principalmente com o calor durante a prova. A correcta hidratação do nosso organismo é fundamental para o seu funcionamento. Vários autores referem que o corpo humano é composto entre 60% a 75% de água. Por isso existe razão para não beber? Não! As suas principais funções incluem: lubrificação das articulações e discos vertebrais, protecção dos órgãos e tecidos, transporte de nutrientes e oxigénio até às células, permite a produção de hormonas e neurotransmissores no cérebro bem como regulação da temperatura do corpo.

Durante a prática de exercício físico o organismo irá aumentar a temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo é elevada, surge o seu mecanismo de segurança: transpiração. Deste modo, é possível manter o exercício físico durante um maior período de tempo. Mas com o calor presente (perto dos 30º durante a Corrida) essa perda de água será bastante mais elevada, existindo a necessidade de uma correcta hidratação antes, durante e depois da prova. A desidratação provoca: fadiga muscular, perda de coordenação, impossibilita a regulação da temperatura do corpo, bem como diminuição de energia na performance.

Publicidade

As orientações da ACSM (American College of Sports Medicine) referem a ingestão de 500ml de água até 4 horas antes da prova e 200ml entre 15 a 20 minutos do exercício. Se a sua corrida terá um duração inferior a 1h o recomendado será a ingestão entre 100 a 300ml a cada 15\20 minutos. No caso de verificar que o tempo será superior a 1h a bebida já deve possuir hidratos de carbono com electrólitos para a uma manutenção da perfomance. Após a corrida, deverá beber entre 1l a 1.5l por peso perdido. Beba um pouco mais do que a sua sede indica.

Boas Corridas! 

Fonte:

pedro

Pedro Gonçalves – Personal Trainer @ Fitness Hut Amoreiras

pdr_goncalves@hotmail.com

https://www.facebook.com/ptpedro.goncalves

SOBRE O FITNESS HUT:

A cadeia de fitness clubs “premium low-costFitness Hut nasce em Portugal em 2011, do know how de três fundadores: Nick Coutts, André Groen e Júlio Pedro Carvalho; com o intuito de oferecer aos seus sócios o primeiro ginásio que aposta no que verdadeiramente utilizam, ao preço justo. Atualmente, a rede tem 8 clubes, localizados entre Lisboa – Amoreiras, Arco do Cego, Picoas, Olivais, Odivelas, Cascais e Linda-a-Velha, a Norte em Braga, no Porto na Trindade e Setúbal.

Os clubes Fitness Hut têm um espaço compreendido entre os 1.500 e 2.000 m2 e são dotados de um design vanguardista; desenhado e desenvolvido para estar em perfeita harmonia com as atividades físicas disponíveis.

Entre os serviços disponíveis o Fitness Hut oferece: 7 zonas diferentes de ginásio (Cardio Fitness; Resistência; Musculação; Combate; Treino Funcional; Sprint e Relax); Serviço de Personal Training Premium; Aulas de Grupo Les Mills (Body Combat; Body Balance; Body Step; Body Pump; Body Attack; CX Work; Sh’ Bam e RPM) e Aulas de Grupo Fitness Hut (Yoga Moves; ABS Moves; Dance Moves; Fit Moves e Outras (Bum Bum Brasil e  Spinning); Balneários Premium; Snack-bar & Máquinas Vending; Estacionamento; e ainda outras atividades lúdicas como as Night Gym – noites únicas ao som de convidados muito especiais a atuar nos DJ POD’s dos ginásios Fitness Hut.  

Mais informações em: http://www.fitnesshut.pt