II Trilhos de Belas por Ana Amaro

0

Na manhã de 26 de março de 2017, o meu despertador tocou às 7h30m. Levantei-me, fui à janela e deparei-me com um autêntico dia de inverno em plena primavera…De repente comecei a ouvir a voz do “diabinho” a dizer: “ Vais correr?? Com esta chuva?? Não sejas louca, olha para a tua caminha, tão quentinha, volta para lá!”. Logo a seguir ouvi outra vozinha, a do “anjinho”: “ O quê?? Vais faltar à prova?? Tantas pessoas envolvidas, a trabalhar dias a fio para vos proporcionar um belíssimo trail, e tu vais ter a coragem de não aparecer???”.  Adivinham quem ganhou? O “anjinho”, claro! E às 8h30m lá partimos nós ( três dos elementos da equipa aminhacorrida/Myprotein) em direção a Belas.

Ao chegarmos, deparámo-nos com um clima algo estranho… Todos a olhar e possivelmente a pensar: “Porque é que eu não fiquei em casa!” Mas, com a chegada de vários amigos e conhecidos, o clima típico de uma prova de trail começou a surgir e lá começou a azáfama de levantar dorsais, dar dois dedos de conversa, beber um cafezinho, ir ao WC, verificar o equipamento…

Às 10h deu-se início à 2ª edição dos Trilhos de Belas, organizada pela Associação Desportiva GO!Runners e pela Junta de Freguesia Queluz-Belas,com o trail longo K25. Às 10h30m iniciou-se o trail curto K10 e às 10h35m a caminhada.

Ambas as provas decorreram num percurso muito bonito, com single tracks, passagens por ribeiros cheios de água, estradões e caminhos florestais.

A mim coube-me fazer o trail longo que teve um bónus de 2km, passando assim a 27km. Foram 3 horas e mais alguns minutos de muita adrenalina, com chuva desde a partida até chegar à meta, muita lama, ribeiros com água quase pela cintura ( também só meço 1,50m!!), muita pedra, muitos cardos, uns trilhos muito loucos com rampas de lançamento! Enfim… que posso dizer mais… que adorei e foi simplesmente fantástico!

A organização está de parabéns pelo excelente trabalho: ótimas marcações (enganei-me duas vezes mas foi exclusivamente por minha culpa, nada teve a ver com as marcações), bons abastecimentos, pessoal muito simpático ao longo do percurso e nos abastecimentos sempre com palavras de incentivo, os  troféus lindíssimos, realizados pela Cerci Lisboa.

Relativamente aos banhos, estes eram um pouco longe da meta mas a organização justificou atempadamente o motivo na sua página do Facebook:  “Caros amigos. Devido a actos de vandalismo no local de banhos junto à partida e sem condições de utilização, os Duches serão no Clube Desportivo Belas”. Felizmente a água era tão quentinha que esquecemos depressa o facto de termos andado perdidos à procura do dito Centro Desportivo!

Após o banho, deliciámo-nos com um belíssimo caldo verde e uma bifana e aguardámos pela entrega de prémios que decorreu num ambiente de festa.

Os vencedores do Trail Longo foram:

Masculinos:

1º Fernando Gomes – Herbalife

2º Virgílio Gomes – UFComércio Indústria Atletismo

3º Henrique Joanico – Individual

Femininos:

1ª Sofia Roquette – AMCF – Arrábida

2ª Carmen Ferreira – Vale Grande/ Werun

3ª Ana Amaro – aminhacorrida/Myprotein

No Trail Curto os pódios ficaram compostos com:

Masculinos:

1º Ricardo Ferreira – PDTG Team

2º Nuno Gomes – individual

3º Bernardo Pereira – PDTG Team

Femininos:

1ª Filipa Rodrigues – PDTG Team

2ª Margarida Amaro – AMCF – Arrábida Trail Team

3ª Denise Pereira – Runcrosstrail.com

Concluindo, ainda bem que dei ouvidos ao “anjinho” e que não desperdicei este magnifico trail! Contem comigo para uma 3ª edição!

Ana Amaro

Classificações: http://werun.pt/eventos/ii-trilhos-de-belas-resultados/