III Trail da Primavera + Caminhada, por Ana Amaro

0
- Publicidade -

Após a estreia em 2016, Adema, em Santiago do Cacém recebeu hoje dia 17 de março, a terceira edição do Trail da Primavera + Caminhada, organizada pelos “ Os Kotas”.

Ademas é uma localidade que fica situada numa zona rural do Alentejo Litoral, mais propriamente no Concelho de Santiago do Cacém. Neste início de primavera, os atletas foram presenteados com um dia magnífico onde puderam apreciar a verdura e a beleza deste litoral alentejano de gentes simpáticas e acolhedoras.

Este evento além de ter como uma das principais finalidades a promoção, a estimulação e o incentivo à prática desportiva também aproveitou este dia para comemorar simultaneamente o Dia Internacional da Mulher, em que o valor das refeições reverteu a favor da Associação de Bem Estar das Ademas, parceiro do evento, associação esta sem fins lucrativos, que dá apoio às crianças em CATL e em que no contexto de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, dá apoio a idosos.

À semelhança das anteriores edições o evento foi composto por um  trail longo (25km), um trail curto (15km) e uma caminhada (10km).

O Trail da Primavera começou por volta das 9h10 com um pequeno briefing alertando para alguns perigos durante o percurso bem como acerca das regras a respeitar.

A prova realizou-se num percurso essencialmente rural, onde os atletas subiram e desceram serras num Alentejo “plano” e onde puderam percorrer single-tracks, estradões, trilhos e refrescar os pés e as pernas na água fresquinha das ribeiras. A prova decorreu pelas serras da zona, nas Freguesias de S. Francisco da Serra, União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra . O percurso rural estava devidamente sinalizado, com fitas / setas e marcações com cal.

Após a finalização da prova os atletas tinham à sua disposição banhos e um saboroso e farto almoço com comida típica alentejana na sede da Associação de Bem Estar das Ademas. Seguiu-se a tão ansiada entrega de prémios e sorteio de garrafas de azeite e de uma refeição e uma estadia em parceiros do evento.

Foi com muita admiração que assistimos à presença do jovem presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Santo André, David Gorgulho, ele também amante do desporto, e que nos transmitiu algumas palavras antes do início da prova e que também ele participou na prova de 15km, tendo alcançado o 1º lugar do seu escalão. São exemplos destes que fazem falta em muitas freguesias do nosso país! Desta maneira consegue-se facilmente promover o desporto e a atividade física mas também promover a região. Um excelente exemplo!

Resta-nos agradecer aos “Os Kotas” pelo seu dinamismo, entusiasmo e competência e por este dia fantástico!

A aminhacorrida, esteve representada  nos 25km por 3 atletas: Ana Amaro 2ª F45, José Amaro 5º M40 e Armanda Semeao 7ª F40

Vencedores dos 15km

Masculino

1º Francisco Guerreiro – Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira – 1:12; 12
2º Arlindo Silva Dias  – G.D.C.T. REPSOL POLÍMEROS – 1:17;54
3º Jorge Soares – Abutres Trail Running School – 1:18;53

Feminina

1º Ana Guia – Transpportes TML  – 01:42:00
2º Braulia Gamito – Casa do Benfica de Grândola – 01:47:20
3º Margarida Pedro – Kotas Bike Team – 01:52:28

Vencedores dos 25km

Masculino

1º Roberto Baião– Amcf Arrábida Trail Team – 01:49:04
2º Paulo Morais –– Amcf Arrábida Trail Team –  01:50:42
3º João Canelas– Vitória Fc Trail Running – 01:58:56

Feminina

1º Estela São Martinho – Amcf Arrábida Trail Team – 02:25:59
2º Vera Lúcia da Silva Neto Reis – Clube Praças da Armada – 02:29:30
3º Mafalda Moniz – Amcf Arrábida Trail Team – 02:32:22