- Publicidade -

No passado dia 25 de Março rumámos às Pedreiras, em Porto de Mós, para participar no III Trail Serra dos Candeeiros.

A prova contava com um percurso anunciado de 21km com desnível positivo de 1100 metros. A par da meia maratona, era possível participar numa caminhada com cerca de 12km. Os percursos tinham o seu início e final junto ao moinho das Pedreiras.

Quanto à prova de Trail, o percurso foi bastante interessante, com cerca de 22km e desnível positivo de 1000 metros, bem próximo do anunciado. Essencialmente composto por trilhos, com alguns estradões de transição, carreiros e caminhos em zona de pinhal, fomos pisando muita pedra como a Serra dos Candeeiros fazia adivinhar.

Sem qualquer problema nas marcações, também os abastecimentos, um líquido e dois líquidos e sólidos, cumpriram o anunciado, encontrando os atletas o tão esperado apoio aos quilómetros 5, 13 e 18.

Durante o percurso os atletas iam-se cruzando com elementos da organização nas principais travessias de estradas alcatroadas, garantindo sempre a segurança de todos.

Junto à meta, tínhamos oportunidade de tomar banho, ainda que de água fria, nas instalações do parque de campismo. Diria que foi um dos únicos pontos menos bons (minorado pelas condições meteorológicas que estavam simpáticas e permitiram aquecer ao sol) e a melhorar no futuro.

Finda a prova, foi altura de entregar os prémios aos vencedores. Na geral masculina:

  1. Fábio Fontoura, individual (1h50m04s)
  2. Nélio Almeida, A. C. S. Mamede (1h51m56s)
  3. Délio Ferreira, C. A. Barreira (1h54m23s)

E na geral feminina:

  1. Filipa Casimiro, Clube SEM (2h34m11s)
  2. Sofia Agostinho, Aminhacorrida/Kalenji (2h35m01s)
  3. Carina Matias, C. A. Barreira (2h42m44s)

No final e já na Casa do Povo das Pedreiras fomos brindados com uma refeição ligeira, composta por uma bela sopa de caldo verde, uma bifana, batatas fritas e uma bebida, e onde os atletas puderam confraternizar um pouco.

                Gostámos muito e fica a vontade de repetir…

Sofia Agostinho e João Diogo