IV Trail Glória do Ribatejo – Desafia o Trilho por Floriano Silva

0

Realizou-se o IV Trail Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra de Magos, com três distâncias à disposição dos participantes:

Trail Longo +/- 25kms

Trail Curto +/- 15kms

Caminhada +/- 9kms

O secretariado da prova abriu às 07:30, sendo a entrega dos kits de participação feita de uma forma fluida. O início das provas de trail ocorreu dentro da normalidade, às 09:10. A caminhada iniciou às 09:15. Nesta zona existiu o “abastecimento 0”, com bolos vários, bebidas e café. Um verdadeiro miminho para os participantes.

As duas provas principais tiveram o percurso comum até cerca dos 10kms, voltando a ser coincidente nos últimos, permitindo aos corredores seguirem juntos grande parte do percurso, independentemente das distâncias. O percurso iniciou com 1000 metros de alcatrão até entrar em zona de terra batida e pedra solta. A temperatura esteve amena, ideal para a prática desportiva. A organização presenteou-nos, na primeira parte da prova, com um sobe e desce constante que, não tendo uma altimetria muito elevada, ia desgastando todos os participantes. Foi possível correr durante todo o percurso, excepto numa subida íngreme onde foi disponibilizada uma corda para auxiliar a subida. Os trilhos e single tracks também marcaram presença amiúde.

O ano anterior tinha existido, na parte final, alguma confusão com as marcações. É de salientar que, este ano, as fitas foram colocadas de forma abundante, sendo a marcação complementada com sinalização no chão, permitindo aos participantes fazerem o seu percurso sem problemas. Os abastecimentos estavam excelentes, constituídos por água, sumos, fruta, frutos secos, batatas fritas e estavam distribuídos em número suficiente para as distâncias.

Durante o percurso, foi notório o esforço da organização para proporcionar uma excelente manhã desportiva aos participantes. Alguns trilhos foram adicionados, onde se pode validar o esforço efectuado. Realçamos o trilho mais técnico do percurso, com pedra e trilhos abertos “à enxada”, e o trilho onde se podia ouvir o chilrear dos pássaros numa zona de árvores frondosas.

A parte final foi feita em “estradão” o que permitia uma progressão rápida permitindo rolar com boa velocidade até à chegada.

Outros pontos positivos:

  • Amabilidade da organização, demonstrando preocupação nos diversos aspectos da prova.Notou-se que a organização está a melhorar de ano para ano, fruto de enorme esforço;
  • A alteração do local da partida e da chegada para as instalações do Pavilhão Municipal, acaba por centralizar toda a logística nesse espaço e consegue criar um ambiente onde os atletas vão convivendo e partilhando as experiências até chegar a entrega dos prémios. Parabéns pela alteração.

Sugestões:

  • Colocar o pórtico da chegada no interior do pavilhão reforçando o ambiente de prova e o apoio dos familiares, que podem estar resguardados, e dos atletas que já terminaram.

Resultados Trail Curto:

Masculinos Femininos
Valdo Neves 1:15:48 Andreia Almeida 1:55:16
Floriano Silva 1:22:24 Maria Jesus 1:56:16
David Jesus 1:27:12 Gisela Carvalho 2:06:05

 

Resultado Trail Longo:

Masculinos Femininos
Custódio António 2:06:06 Carmen Henriques 3:38:50
Paulo Poiares 2:07:10 Mena Marques 2:53:03
Júlio Finote 2:09:14 Silvia Franco 3:04:58

 

Participação aminhacorrida/myprotein:

Trail Curto
Floriano Silva 2ºGeral
2ºM SEN

 

Organização e Classificações:

Site

Classificações