IV Trail Running Canha-Prova

0

Realizou-se no dia 10 de Março de 2019 o 4ºTrail de Canha com duas provas de 25 e 13km numa vertente mais competitiva e a caminhada, de 8km, numa vertente lúdica. O total de inscrições no dia anterior à prova era de 294, verificando-se ainda muitas inscrições efetuadas junto à hora de partida.

O secretariado da prova abriu às 07:30, sendo a entrega dos kits de participação feita de uma forma fluída. A partida da prova estava agendada para as 09:00 no trail longo e 09:15 no trail curto, sendo os horários cumpridos.

A logística da prova estava sediada nos Bombeiros Voluntários de Canha, permitindo existirem todas as condições para que o apoio fosse de enorme qualidade. Os Bombeiros estiveram presentes, em diferentes locais de passagem da prova, para quaisquer eventualidades.

As duas provas principais só tiveram o percurso comum durante alguns Kms, existindo posteriormente uma separação, permitindo que o grosso do pelotão das duas provas não se encontrassem durante a prova. A parte final da prova também foi coincidente. Este planeamento mostrou-se eficaz, permitindo que os atletas das duas provas não coincidissem em partes comuns.

Esta é uma prova que sai fora dos parâmetros “normais” de trail e apresenta-se como um corta-mato com um grau de dificuldade elevada que, sem grande altimetria, permite que os atletas usufruam de uma prova rápida nos trilhos e estradões de Canha. A passagem pela ribeira de Canha, quase à chegada, permitiu que todos os atletas refrescassem os pés. A marcação esteve irrepreensível, com fitas colocadas de forma abundante e setas a apontar a direção correta nas bifurcações, não deixando espaço para dúvidas. Os abastecimentos foram generosos, com fruta, bebidas, marmelada, batatas fritas e outras iguarias.

A organização assumiu o compromisso de reduzir o impacto ambiental neste trail, atribuindo um prémio em sorteio a atletas que entregassem o lixo/embalagens no final da prova. A não utilização de garrafas de plástico durante os abastecimentos também foi uma opção.

Ao longo destes anos, nota-se o trabalho e o cuidado que esta organização apresenta para proporcionar uma manhã de enorme qualidade desportiva, apresentando esta localidade aos atletas que se inscrevem nas diferentes provas. Agradecemos a parceria.

A equipa AMinhaCorrida participou com 3 atletas:

Nome Distância
Luis Matos 25Kms
Emanuel Martins 13Kms
Floriano Silva 13Kms

 

Resultados

Geral Masculina dos 13Kms:

 

Geral Feminina dos 13Kms:

 

Geral Masculina dos 25Kms:

 

Geral Feminina dos 25Kms:

 

Classificações

Autor: Floriano Silva