Kalenji Kiprun Race / Review por Emanuel Martins

0

Foi com grande prazer que o site www.aminhacorrida.com recebeu e testou o calçado de corrida Kalenji Kiprun Race Preto Vermelho no tamanho 43 para ser usado em provas ou em series, são uns tênis sem dúvida leves e dinâmicos e com bons resultados.

Kalenji Kiprun Race

Eis então a minha opinião sobre os mesmos.

Esta versão destes Kalenji Kiprun Race é bastante diferente das versões anteriores, 83% de melhoramento em relação à versão anterior, especialmente na sola, não obstante estão colocados na gama rápida dos Kalenji onde estão outros modelos como o Kiprun Long para distâncias mais longas ou os Kiprun fast.

Com um drop de 10mm (ao olho parece ter uns 8mm), estes Kalenji Kiprun Race são uma opção sem dúvida pois mesmo com melhoramentos constantes ao longo do tempo tem vindo a resistir aos preços elevados da concorrência e tudo isso em prol da qualidade e melhoramento do atleta.

A minha impressão

Tendo participado para já em algumas provas e feito vários treinos não podia estar mais satisfeito.

Ao vê-las pela primeira vez tive a sensação que seriam estas que me fariam vingar e melhorar os meus tempos, o seu estilo, sua aerodinâmica, a sua estética inigualável teria tudo para que funcionasse com harmonia.

Então, a primeira impressão é que eles se encaixam muito bem, ao ver pela primeira vez e tendo a estrutura aerodinâmica parece que o 43 é um tamanho enorme, ao colocar no pé essa imagem desaparece rapidamente.

Tenho de mencionar desta vez no review que gosto muito da Kalenji e a empresa francesa Decathlon continua a ser responsável por essa minha escolha e por continuar a investir em material e permitir que todos tenham acesso a um produto com qualidade devido ao seu custo baixo. Fiz um pequeno teste já que eles prometem reatividade, leveza e aderência. Agarrei um dos tênis e dobrei-o e não é o meu espanto que tem boa resistência ao dobrar, no meio da sola onde se fez sentir mais a dobra.

Sola Intermédia e Sistema de amortecimento 

 

 

A Kalenji Kiprun Race baseia a tecnologia da sola intermédia na barra ascendente que é uma placa TPU ou Pebax® que favorece a reatividade. O resto é EVA com um pouco mais de densidade no metatarsal (parte frontal do pé). Densidade é uniforme em toda a sola intermédia, e a torção torna-se difícil neste modelo.

Resumindo: o mínimo necessário para correr rápido.

Eles têm pouco amortecimento, mas não precisam para o que foram criados. Eu tive a oportunidade de testar numa prova em que parte do circuito era em paralelepípedos (V Corrida da Liberdade) e foi especialmente difícil pois a velocidade foi baixa e tornou-se muito desconfortável, sem dúvida que o seu desenho é para pista ou estrada sendo a mesma praticada a velocidades <4min/km

Estou receoso com a sola, a durabilidade da mesma me decepcionou um pouco: as rugas já começam a aparecer (menos de 80 km), fica feita a nota para que futuros modelos não se venham a notar.

 

Sola

 

 

Sem dúvida que é original o desenho da sola com 3 cores

A sola da Kalenji Kiprun Race foi completamente renovada desde a sua versão anterior e é composta de borracha preta na forma de semicircunferência ou “C” no caso do níquel e para promover a durabilidade. E o mesmo composto do “C” é encontrado na parte da frente da sola (zona do metatarsal) para estabilizar um pouco.

Sem feridas nos pés

 

Estreito mas não asfixiante por último que estes Kalenji Kiprun Race possuem, com espaço mais que suficiente para os dedos. Mencionando em especial para a parte que segura o calcanhar, reforçado mas não muito, mais um ponto a seu favor.

Eu normalmente uso um 43 ½ EU, este modelo não existe e uso o 43 sem qualquer problema tendo o mesmo algum espaço de manobra na parte da frente.

O interior da Kalenji Kiprun Race possui uma malha protetora que facilita o descalçar.

Palmilha de poliuretano termoplástico, borracha e etileno vinil acetato, medem 5mm de espessura, um luxo em sapatos tão leves mas que dão um conforto excepcional.

O footbed, por outro lado, é muito fino.

 

DINÁMICA

 

A dinâmica da Raça Kiprun Kalenji é um dos seus pontos fortes.

Boa reatividade faz responder muito bem aos ritmos de competição.

Deve ser usado em pista ou estrada seca, não devem arriscar usar em piso molhado podendo o mesmo falhar.

 

Conclusão

 

Se não tens ou não queres gastar muito dinheiro nuns tênis e pertences à classe <75Kg e abaixo dos 4min/10Kms é a tua melhor escolha definitivamente

Para aqueles que procuram uns tênis para fazer bons tempos sejam eles em series ou em prova não gastando muito dinheiro é a minha opinião que são uma boa alternativa ao presente mercado.

Em termos gerais fiquei muito contente e com certeza que irei recomendar.

PROS E CONTRAS

 

Pros:

Preço: 59€.
Leve: 203 g no tamanho 43 (versão homem), versão testada pesava 207g

 

Reatividade: Este produto foi testado para ser usado em competições (para pessoas que fazem cerca de 40′ aos 10 km e 2h40 em maratona) e em treinos rápidos (em sessões fracionadas). No meu caso sendo um corredor com tempos 47′ aos 10km não é o mais indicado para prova, no entanto em series dá demonstração de bons resultados.

CONTRAS:

Pouca respirabilidade na parte superior e inferior (aquecimento do pé em treinos acima dos 10km)

Barulho em demasia ao correr em estrada

Aderência em piso molhado ou com alguma areia.

Sola, a durabilidade da mesma me decepcionou um pouco: as rugas já começam a aparecer (antes de 80 km de uso)

 

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

 

LEVEZA203 g no tamanho 43.

 

IMPULSO Conceito up’bar em Pebax® que favorece impulsão, espuma EVA mais densa à frente.

 

ADERÊNCIA 83% de melhoramento em relação à versão anterior!!

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

DROP

Com 10 mm de diferença entre a parte de trás e a da frente da sola

CONCEITO KALENJI

Up’bar: Peça em resina TPU (Pebax®) colocada na sola para favorecer o dinamismo (a impulsão) do calçado.

 

COMPOSIÇÃO/CONSELHOS

COMPOSIÇÃO:

SOLA EM

13.00% Poliuretano, 12.00% Polietileno termoplástico (TPE), 23.00% Borracha, 52.00% Acetato etileno de vinil (EVA)

EXTERIOR EM

49.00% Poliéster, 29.00% Poliuretano, 22.00% Acetato etileno de vinil (EVA)

INTERIOR EM

100.00% Poliéster

INSTRUÇÕES DE CUIDADOS:

Lavar à mão.

Não utilizar máquina de secar.0

 

Áreas Avaliadas

Pontuação (0 – 5)

Qualidade

3

Value of Money

5

Performance

5

Design/Estética

5

Tamanho/Ajuste

4

Pontuação Média

4.4

Links de ajuda:

https://www.decathlon.pt/calcado-corrida-homem-kiprun-id_8488661.html