Lesões do joelho

0
O joelho é a maior articulação do corpo humano, e a que mais frequentemente sofre lesões. O joelho é uma articulação complexa, com diversos componentes que a tornam vulnerável a vários tipos de traumatismo. Muitas das lesões do joelho podem ser tratadas sem cirurgia. Esta articulação é formada pela extremidade inferior do fémur que roda sobre a extremidade superior da tíbia e pela rótula, um osso livre que desliza sobre a extremidade inferior do fémur. Nesta articulação existem ainda diversos ligamentos que ajudam a controlar os movimentos, ligando os ossos e conferindo coesão à articulação contra movimentos anormais. O menisco é outra estrutura importante e corresponde a uma cartilagem situada entre o fémur e a tíbia que serve de almofada e que ajuda a absorver os impactos que ocorrem durante a marcha.

As lesões do joelho são um dos motivos mais comuns de consulta a um ortopedista. Elas podem resultar tanto de uma actividade desportiva profissional como daquela exercida ao fim de semana ou durante algumas actividades profissionais.

São lesões que podem ter um impacto significativo na capacidade de retomar o trabalho e podem causar alterações funcionais a longo prazo.

As lesões do joelho são mais comuns no género masculino mas a necessidade de cirurgia é maior no género feminino.

Alguns dos desportos mais envolvidos são o futebol, rugbyesquiandebolvoleibolbasqueteboljudoténis ginástica.

As lesões mais comuns afectam o ligamento cruzado anterior e posterior, os ligamentos laterais, o menisco, sendo também comuns as fracturas.

 

A nossa dica clínica para o tratamento