- Publicidade -

A terceira edição do Setúbal Triathlon conta com 800 inscritos, dos quais 706 são de
nacionalidade portuguesa. Entre os 94 estrangeiros, a grande maioria são oriundos do país
vizinho (77 espanhóis).

Realce igualmente para a percentagem de senhoras inscritas (9%), que corresponde a 73 atletas, e para o número de atletas federados inscritos: 593. Estes foram apenas alguns dos números evidenciados na conferência de imprensa de apresentação da prova, realizada hoje, 11 de abril, na Casa da Baía, em Setúbal.

“São números que reforçam o crescimento do evento desde a edição inaugural em 2017.
Começámos com 400 triatletas e este ano, voltámos a esgotar as inscrições, mas agora com o dobro dos interessados. Enquanto organizador, é um motivo de orgulho, sem dúvida; no entanto, é normal sentir aquele nervoso miudinho para que tudo corra pelo melhor, para que todos possam ter uma experiência agradável e sintam vontade de regressar”, sublinhou Hugo Sousa, diretor geral da HMS Sports e mentor do evento.

A Câmara Municipal de Setúbal, parceira da prova desde o primeiro momento, também está entusiasmada com esta forte adesão ao Setúbal Triathlon e Pedro Pina, vereador do desporto, realça a potencialidade de crescimento da iniciativa. “É o reconhecimento de Setúbal como cidade desportiva e com condições de excelência não só para a atividade física como espaço de lazer, num convite para as famílias se juntarem aos 800 triatletas e acompanharem este desafio de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. É um evento que tem  vindo a proporcionar bons momentos na cidade e este domingo, espero que todos concretizem os seus objetivos e os seus sonhos.”

Para Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, “o número de atletas
federados inscritos é bastante significativo e comprova a evolução da prova ao longo das três edições. É um desafio interessante para os atletas e este ano, a introdução do prémio para a melhor equipa, atribuído pelo somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas
independentemente do género, fomenta a participação feminina e reforça o seu papel na
equipa.”

ROLLING START
O Setúbal Triathlon realiza-se domingo, 14 de abril, e terá início pelas 08h00, na praia do
Parque Urbano de Albarquel. Fruto dos 800 inscritos, a organização procedeu a algumas
alterações no evento, a começar pela partida de natação através do sistema de ROLLING
START. Os atletas serão distribuídos de acordo com o tempo previsto para concluírem este
segmento (1,9 km), existindo três caixas:

< 32 minutos: triatletas que pretendem concluir o segmento de natação com tempo inferior a 32 minutos;
≥ 32 minutos a < 42 minutos: triatletas que pretendem concluir o segmento de natação entre 32 minutos e inferior a 42 minutos;
≥ 42 minutos: triatletas que pretendem concluir o segmento de natação com tempo igual ou superior a 42 minutos

À frente das caixas, existirão seis corredores, pelos quais irão sair os triatletas para a natação, de forma gradual (seis atletas a cada cinco segundos). A primeira partida está reservada aos atletas de elite, pelas 08h00m00s. Trinta segundos depois, terá início o rolling start, ou seja, partem seis atletas. Às 08h00m35s, seguem mais seis triatletas, e assim sucessivamente. Em função dos 800 inscritos, estima-se que a partida tenha uma duração aproximada de dez minutos.

LIVE RESULTS
Pela primeira vez, a organização irá disponibilizar o acompanhamento em tempo real da
prova de cada triatleta, permitindo que familiares e acompanhantes consigam estar a par da prestação neste desafio de distância longa. No domingo, o live results ficará disponível no sítio oficial setubaltriathlon.pt, sendo necessário efetuar a pesquisa pelo número de dorsal do triatleta.

PARCEIROS DO EVENTO
As marcas associadas ao Setúbal Triathlon também são fundamentais para o reforço de
qualidade da prova. “A Specialized assegura a assistência mecânica do evento; a GoldNutrition é responsável pela nutrição desportiva (gel, bebida isotónica e barras energéticas) existente nos abastecimentos do ciclismo e da corrida; o LIDL assume o papel de official food partner, contribuindo igualmente para os abastecimentos sólidos e assegurando os produtos disponíveis na tenda de chegada; a Vitalis assegura os abastecimentos líquidos; a OntriSports irá associar-se ao período de ambientação ao segmento de natação, previsto para sábado de manhã (das 09h00 às 11h00), disponibilizando alguns fatos isotérmicos para teste; a Europcar e a Revista Triatl3ta também estão connosco desde a primeira edição”, referiu Hugo Sousa.

PRÉMIOS
Este ano, os três primeiros classificados absolutos masculinos e femininos recebem, além da taça, um cabaz de produtos LIDL. Os 24o classificados masculino e feminino serão distinguidos com um Espiralizador Elétrico Silvercrest Kitchen Tools, oferta LIDL. Haverá também troféus para os age groups e para a melhor equipa.
O Setúbal Triathlon está agendado para 14 de abril, mas dois dias antes terá início a entrega dos kits de atleta. Na véspera, pelas 09h00, a organização promove o período de ambientação ao segmento de natação na Praia do Parque Urbano de Albarquel (PUA). Entre as 14h30 e as 19h00, realiza-se a verificação técnica, colocação do material e validação do chip electrónico no Parque de Transição 1, no PUA. Pelas 15h30, terá início o briefing técnico, enquanto a pasta party está reservada para as 19h30, no Mercado do Livramento.

PROGRAMA DO 3o SETÚBAL TRIATHLON:
SEXTA-FEIRA, 12 DE ABRIL
14h00 – 19h00: Secretariado no Auditório José Afonso

SÁBADO, 13 DE ABRIL
09h00 – 19h00: Expo Race Village no Auditório José Afonso
09h00 – 18h00: Secretariado no Auditório José Afonso
09h00 – 11h00: Período de ambientação ao segmento de natação na Praia do Parque Urbano de Albarquel
14h30 – 19h00: Check-in para o Triatlo Longo de Setúbal. Verificação técnica, colocação do
material e validação do chip electrónico no Parque de Transição (Parque Urbano de Albarquel)
15h30: Briefing técnico no Fórum Municipal Luísa Todi
19h30 – 21h30: Pasta Party no Auditório José Afonso

DOMINGO, 14 DE ABRIL
06h00 – 07h30: Colocação do capacete, nutrição e ajustes técnicos de última hora no Parque de Transição (não há colocação de bicicletas no domingo)
07h35: Hora limite de permanência de atletas no Parque de Transição
07h30 – 07h50: Aquecimento na Praia do Parque Urbano de Albarquel
07h55: Alinhamento dos atletas
08h00: Partida do Triatlo Longo de Setúbal
09h00: Abertura da Expo Race Village no Auditório José Afonso
13h00: Cerimónia de pódio para entrega de prémios aos vencedores absolutos
16h30: Cerimónia de pódio para entrega de prémios por escalões
17h00: Encerramento da Expo Race Village no Auditório José Afonso

Todas as informações poderão ser acompanhadas:
Sítio Oficial da prova: setubaltriathlon.pt
Facebook: facebook.com/setubaltriathlon
Vimeo: vimeo.com/channels/1160678