- Publicidade -

A Metatarsalgia resulta em dor na parte frontal do pé, na área dos ossos metatarsais – aqueles que se conectam aos seus dedos. Embora pareça que a dor é em toda a parte frontal do pé, geralmente é apenas sob um dos metatarsais. O atleta pode encontrar-lo apertando em baixo de cada um dos ossos da região metatarsal até encontrar aquele ponto que o faça pular de dor. Também sentirá uma calosidade ali. A Metatarsalgia pode-lhe fazer sentir como se estivesse a andar sobre uma pedrinha.

Causas: Essa situação está geralmente associada a um problema de alinhamento dos ossos metatarsais. Aquele que dói está geralmente mais baixo do que os outros, o que causa pressão e dor.

Tratamento: A melhor maneira de tratar esta situação é reduzir a pressão no osso metatarsal lesionado. Pode fazer isso com uma almofada metatarsal (metatarsal pad) – uma almofada em forma de coração feita de feltro ou borracha, a qual quando colocada nos seus sapatos pode ajudar a aliviar a pressão. Se isto não funcionar, corte um buraco no seu sapato diretamente abaixo do metatarsal dorido. Geralmente há uma resposta rápida a estas duas medidas e somente em casos mais severos, é necessária uma visita ao médico.

Prevenção: Use sapatos de corrida com um bom amortecimento e sola macia. Palmilhas como Spenco ou Sorbothane podem ajudar.

Pode-se correr com isso? Não se doer. Se correr, fique ciente de que o impacto contínuo pode resultar em fratura de stress no osso metatarsal lesionado.