Miróbriga – Relato Floriano Silva

0

No passado dia 26 de Julho de 2015, pelas 09:00, realizou-se o 2ºMiróbriga Trail Run. A organização deste evento foi da responsabilidade do União Sport Club e União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. O evento foi constituído por duas provas, corrida de 15km e caminhada de 7km.

O levantamento de dorsais foi efectuado sem percalços e de forma fluída. A partida foi dada às 09:00 em ponto, iniciando com 700 metros a descer, contornando o campo de futebol, até chegar à subida mais íngreme da prova, onde a dificuldade em subir, sem ser a caminhar, era notória. Até aos 6 kms, houve passagem pelo parque, escadas para subir e “estradão” que não apresentaram muita dificuldade na progressão dos atletas.

A partir dessa distância foi necessário subir para o Castelo, onde conseguimos, na zona de Miradouros, usufruir da possibilidade de apreciar a paisagem do litoral alentejano. A aproximação à zona histórica acabou por ser um rendilhado de dois kms com vielas, ruelas, constantes mudanças de direcção, escadas, subidas e descidas. Deste ponto, o pelotão seguiu para as Ruínas Romanas de Miróbriga, onde foi possível apreciar o circuito pelos diversos pontos de interesse existentes, ao som de música ao vivo. A última parte era quase toda em descida, permitindo aos atletas recuperar e até  finalizar a um bom ritmo.

No final da prova estava disponível um abastecimento com bolos regionais variados e água. O convívio final também foi um dos pontos altos, com o almoço, entrega de prémios e diversos sorteios.

Outros pontos positivos:

• Amabilidade da organização, demonstrando preocupação nos diversos aspetos da prova;

• Preocupação na elaboração do percurso, que apresenta os diversos pontos de interesse da região. Levando diversos participantes a ficarem com a ideia: “Tenho que voltar para ver tudo com mais calma!”;

Pontos a melhorar:

• Na zona mais antiga, as marcações consistiam em setas pintadas no chão e fitas, o que obrigava a uma atenção redobrada dos participantes.

Existiram diversos atletas com dúvidas nessa zona. Sendo uma zona de constantes mudanças de direcção, o reforço desta componente melhorará o percurso.

Por: Floriano Silva

Classificações e informação:

http://mirobrigatrailrun.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/mirobrigatrailrun?fref=ts