Mulher paraplégica completa maratona…

0

Claire Lomas é a primeira pessoa da história a finalizar uma maratona usando um traje biônico que movimenta suas pernas.

Claire sofreu um grave acidente de cavalo em 2007 e os ferimentos tiraram os movimentos das pernas. E foi graças a este sistema, inventado pelo israelita Amit Goffer, que a britânica conseguiu finalizar a maratona, tornando-se a primeira pessoa da história a realizar o feito.

O ReWalk é uma espécie de exosqueleto que permite que a pessoa com dificuldades para movimentar as pernas possa se levantar, caminhar, subir e descer escadas. Através de botões, o usuário consegue regular o tipo de atividade que será feita, isto é, se irá apenas caminhar ou subir um lance de escadas, por exemplo.

Sensores e um pequeno computador ficam com a tarefa de detectar mudanças de equilíbrio e peso, que indicam o que o usuário está tentando fazer. Uma vez que detectada qual a intenção de movimento, os dispositivos então mexem as pernas da pessoa.

Produzido pela ArgoMed, este sistema estará disponível para venda a partir do próximo semestre. No vídeo abaixo, feito pela própria empresa, é possível ver o ReWalk em ação. (em inglês)