Não se sente com energia?

0
- Publicidade -

Calma, que não está sozinho! Separamos alguns alimentos que lhe vão dar mais energia e diminuir o seu cansaço. Modifique a sua alimentação e força nos treinos.

Como refere Jenna Werner, criadora do site Happy Slim Healthy.(Sobre aprender a comer bem e saudável) a comida é o nosso combustível, logo as calorias são realmente unidades de energia. Quando comemos os alimentos certos em quantidades adequadas, estamos também a alimentar o nosso corpo de uma forma adequada.

Vamos falar de sete alimentos de onde pode retirar muita energia

1 – Abacate

Quando se sentir com pouca energia acrescente um abacate à sua ementa. Além do ácido pantoténico, uma vitamina B que ajuda as células a transformarem alimentos em combustível, os abacates são ricos em gorduras e fibras saudáveis. Jessica Beacom, co-fundadora da The Real Food Dietitians refere que “A gordura deles ajuda a aumentar a absorção de nutrientes dos alimentos que você come. Já a fibra retarda a subida e a descida do açúcar no sangue após uma refeição ou lanche, promovendo níveis de energia mais constantes.”

2 -Vegetais de folhas verdes

“As pessoas muitas vezes procuram soluções rápidas como a cafeína e o açúcar quando estão cansadas, mas nenhuma delas fornece energia constante e sustentada”, diz Stacie Hassing, co-fundadora da The Real Food Dietitians.

Os vegetais de folhas verdes, além de serem pouco calóricos, são ricos em ferro, cálcio, fibras, ácido fólico, magnésio, vitaminas A, C, E e K. O ferro e vitamina C nas folhas verdes trabalham sinergicamente para ajudar a prevenir a anemia, que é uma das principais causas de cansaço, especialmente nas mulheres.

3- Batata doce

Não há razão para não incluir carboidratos na sua alimentação.A batata doce está entre os alimentos mais energéticos. É uma excelente fonte de carboidratos complexos ricos em energia e com alto teor de fibras diminuindo a taxa de indigestão. Dessa forma, a sua energia é libertada de forma lenta e constante, refere Beacom. É também fonte de manganês, que é importante para a quebra de outros nutrientes que elevam a energia.

Escolha carboidratos integrais, ricos em fibras, que são absorvidos mais lentamente do que a farinha branca e o açúcar. 

Abacaxi, nozes e aveia também são grandes fontes de manganês, que melhoram o metabolismo.

4 – Bananas

A banana é um fruto cheio de bons carboidratos, potássio e nutrientes, é uma ótima opção, especialmente antes dos treinos, para lhe dar rapidamente energia.

O potássio ajuda na hidratação, um fator chave para se sentir naturalmente mais ativo. Os açúcares naturais e carboidratos preparam o seu sistema para o treino e os fitoquímicos ajudam na recuperação.

5- Chocolate amargo

Quando está cansado, pode encarar o açúcar como uma solução rápida para ganho de energia, mas este acaba por ser absorvido rapidamente pela corrente sanguínea, o que provoca açúcar no sangue e coloca a energia com altos e baixos. Para uma resposta mais sustentável, opte por barras de chocolate amargo com 75% ou mais de cacau. Esta opção de baixo teor de açúcar é uma boa fonte de cafeína e teobromina, dois estimulantes que podem aumentar a energia e o humor. É igualmente rico em antioxidantes que podem melhorar o fluxo sanguíneo e, portanto, a oxigenação do cérebro e dos músculos.

6 – Água

Comer corretamente, dormir o suficiente e movimentar-se bastante são três pontos chave para aumentar a sua resistência. Mas é muito importante que não se esqueça também do que bebe.

Segundo Taub-Dix muitos de nós servimo-nos do café como um auxílio, mas aconselha-nos a escolher a água sempre que pensarmos numa chávena de café.

A desidratação pode atrasar a produção de energia, o que pode fazer com que nos sintamos cansados e vagarosos. Beber bastante água é essencial para estimular e manter a energia ”, diz Werner. Mesmo que tenha zero calorias, gordura, proteína ou carboidratos para fornecer energia, a água ajudará a afastar o cansaço.

7- Beterraba

A beterraba contém nitratos naturais e antioxidantes que são pensados para aumentar o fluxo sanguíneo, logo, a oxigenação do cérebro e dos músculos, diz Beacom.

Procure consumir variedade de frutas e legumes para conseguir atingir a referência diária necessária de micronutrientes. Porque tal como refere Werner. Os micronutrientes não se correlacionam necessariamente com a perda ou ganho de peso. Mas quando estamos com insuficiência, o corpo precisa trabalhar mais para compensar a perda, sob o risco de se cansar ou gastar energia