O papel da Acupuntura na recuperação de lesões do atleta

0

Hoje irei falar sobre o nosso programa Intensive Recovery. Trata-se de um programa desenvolvido pelo departamento de Acupuntura no Desporto das Clínicas Artur Morais que tem como objectivo acelerar o processo de recuperação da lesão ou disfunção desportiva, permitindo ao atleta regressar ao treino e à competição o mais rapidamente possível.

Todo o atleta, independentemente do desporto praticado, está sujeito a lesão, seja ela por um traumatismo agudo ou por microtraumatismos de repetição. Este programa aplica-se a todo tipo de lesão desportiva, sendo que nalguns casos (exemplo: tendinites, bursites, fascite, lombalgia) consegue por si só a recuperação completa do atleta; noutros casos (exemplo: fractura menisco) é utilizado como complemento de outras técnicas, nomeadamente cirúrgicas, sendo aplicado após a cirurgia para acelerar o processo de recuperação osteo-articular e de tonificação muscular.

O conhecimento milenar da Acupuntura Tradicional Chinesa, que inclui na sua história o acompanhamento dos militares (o sucesso de qualquer exército depende necessariamente da capacidade física dos seus soldados) e dos praticantes de artes marciais (muitos dos mestres em artes marciais também eram mestres em Medicina Tradicional Chinesa), combinado com os estudos da estimulação laser de pontos de Acupuntura realizados nas últimas décadas na Universidade de Paderborn (Alemanha) culminou no programa Intensive Recovery das Clínicas Artur Morais.

Este programa inicia-se com a avaliação funcional global do atleta. Esta avaliação (específica da Acupuntura no desporto) identifica não só a lesão principal mas todos os desequilíbrios funcionais presentes no corpo do atleta (alguns dos quais atrasam o processo de recuperação da lesão ou potenciam a recidiva da lesão). Segue-se a elaboração do protocolo terapêutico o qual, dependendo do tipo de lesão, poderá incluir: acupuntura tradicional, acupuntura laser (laserneedle), acupuntura eléctrica (electropuntura), massagem tradicional chinesa (Tuina), termoterapia, ventosaterapia, entre outras.

O segredo do sucesso do nosso programa Intensive Recovery resulta do efeito sinérgico das várias técnicas terapêuticas utilizadas. Destaco três grandes efeitos:

  • A diminuição da dor e dos processos inflamatórios;
  • A melhoria na microcirculação local e na regeneração dos tecidos lesados;
  • O controlo da ansiedade e a preservação dos níveis de motivação (tanto durante o tratamento como no reinício do treino).

Estes três benefícios são cumulativos e necessitam de um ciclo de tratamento cuja duração é definida no momento da consulta de avaliação pois depende necessariamente do tipo de lesão presente. Regra geral, o atleta desloca-se a uma das nossas clínicas 1 ou 2 vezes por semana, sendo que a duração de cada sessão de tratamento varia de acordo com as técnicas terapêuticas aplicadas, podendo variar entre 30 a 60 minutos.

O programa Intensive Recovery das Clínicas Artur Morais é compatível com todo o tipo de práticas terapêuticas válidas (ortopedia, fisioterapia, osteopatia, quiropatia…), sendo frequente a sua integração em protocolos terapêuticos multidisciplinares. Um exemplo destes protocolos multidisciplinares é a parceria recentemente assinada entre as Clínicas Artur Morais e a Federação Portuguesa de Atletismo que visa ajudar alguns dos maiores atletas nacionais a melhorarem a sua performance desportiva (através do nosso programa Performance) e, no caso de lesão, a contribuir para o processo de recuperação dessa lesão (através do nosso programa Intensive Recovery).

Terminado mais um mundial de futebol, gostaria de deixar uma curiosidade face a este tema: o reconhecimento da Acupuntura como técnica terapêutica válida para o tratamento da lesão desportiva justifica o facto de atletas como o jogador brasileiro Neymar ou mesmo o nosso capitão Cristiano Ronaldo já terem utilizado, em alguns momentos da sua carreira, a Acupuntura como auxílio à melhoria da sua performance e recuperação física.

 

Contactos Clínica:

Para marcações visite www.arturmorais.com ou contacte

parquedasnacoes@arturmorais.com.