Óculos de running: estilo e saúde

0

Os óculos de corrida bloqueiam os raios ultravioletas que podem provocar lesões oculares, como cataratas. Os óculos para a prática do running desempenham um papel importante quando a visão é afectada por factores como o vento, poeira e os raios solares.
Com um formato diferente dos óculos tradicionais, menores e anatómicos, alguns modelos permitem a troca das lentes, por exemplo, para o uso nocturno.

Os óculos de corrida bloqueiam os raios ultravioletas que podem provocar lesões oculares, como cataratas.

Adaptados ao rosto do corredor, estes óculos evitam que o suor vá para os olhos, que costuma causar desconforto durante a corrida.

A escolha e compra de uns óculos de corrida devem ser efectuadas em lojas desportivas ou especializadas. Além de ser importante verificar se os óculos “encaixam” bem no rosto, é essencial ter em conta o tipo de treino de cada um, ou seja, se é um praticante regular ou intensivo de running.

Os óculos para os praticantes regulares de running caracterizam-se por serem leves, ideias para uma utilização de longa duração. O formato permite uma melhor ventilação e as lentes são resistentes ao choque e protegem dos raios UV a 100%.

Para os praticantes intensivos de running, recomenda-se óculos adaptáveis à intensidade da luz, com lentes fotocromáticas, para uma luz solar forte ou fraca. Estes tipos de óculos permitem uma regulação personalizada para um posicionamento perfeito sobre o rosto e as lentes protegem a 100% dos raios UV.

Oakley, Nike, Rudy, Adidas, Carrera, Salice e Wiley X são algumas das marcas que têm à venda em Portugal modelos de óculos especializados para o running. Os preços podem variar desde os 15€ aos 200€.