Os trilhos açorianos mostram-se ao mundo amanhã

Os trilhos açorianos mostram-se ao mundo amanhã

0

O evento que, desde 2014, dá a conhecer os trilhos do Faial (e não só) ao mundo chega este fim-de-semana (24 a 26 de Maio) e promete uma experiência única da elite às crianças. Este ano, entre os mais de 700 inscritos de 30 nacionalidades, estão dois participantes norte-americanos muito especiais – Mirna Valério e Gene Dykes –, que são o exemplo de que na corrida tudo é possível.

A norte-americana Mirna Valério, considerada no ano passado Adventurer of the Year pela National Geographic, está de regresso ao Faial para realizar o Trail Ten Volcanoes, com 25 km. Com mais de 10 ultramaratonas concluídas e 9 maratonas, esta atleta com cerca de 120 kg, que também é mãe, professora e autora do blogue Fat Girl Running, tem contribuído para redefinir o conceito de corredora.

Do lado masculino, o destaque vai para o também norte-americano, Gene Dykes, de 71 anos, que ainda realiza provas de 50, 100 e 200 milhas, mas também é detentor de grandes marcas na maratona, com destaque para a de Jacksonville, nos EUA, na qual bateu o recorde mundial da distância no seu escalão. Este ultra-atleta septuagenário irá disputar nada mais, nada menos do que o Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, com 118 km, que integra o calendário Discovery Race do Ultra-Trail World Tour.

Já entre os atletas portugueses sublinha-se a presença do madeirense Leonardo Diogo, que que se tem destacado em provas internacionais, principalmente de Skyrunning, modalidade na qual é actualmente o melhor atleta português no seu escalão.

Argumentos para todos os segmentos

Da alta competição à iniciação ao trail, o Azores Trail Run® tem argumentos para todos os tipos de corredores, até para aqueles que ainda não sabem que o são. “A proposta é apresentar uma prova competitiva dentro do panorama nacional e internacional, mas também um incentivo à prática desportiva na natureza e ao turismo, não esquecendo a população local”, explica Mário Leal, director do evento.

Neste contexto, a oferta passa por um percurso com maior nível de dificuldade e de exigência de preparação, como o Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, com 118 km, que integra o calendário Discovery Race do Ultra-Trail World Tour; o Ultra Blue Island, com 65 km; e o Marathon Faial Coast to Coast, com 42 km. Também se realiza, na sexta-feira, dia 24 de Maio, o Pico Mountain Vertical Kilometer, que é uma oportunidade extra de participação para os que estão inscritos nas outras provas. “Esta prova acontece na Ilha do Pico, a uma distância de 30 minutos de barco da Ilha do Faial e é uma experiência inesquecível e exigente para quem a

realiza. São 3,5 km de distância, com um desnível de 1000 metros e a meta a 2300 metros de altitude”, sublinha Mário Leal.

As famílias são muito bem-vindas

Para os novos praticantes e para quem já tem alguma experiência ou preparo físico, a proposta é o Trail Ten Volcanoes, com 25 km. Para toda a família foi pensado o Mini Family Trail, com 11 km e um nível baixo de dificuldade. Já para os atletas de palmo e meio, sem carácter competitivo, na quinta-feira, 23 de Maio, realiza-se o Kids Trail, uma corrida de 600 metros no Monte da Guia para crianças entre 6 e 12 anos.

Mas a oferta para as famílias não termina por aqui. “O Azores Trail Run® providencia serviço de ATL para quem quiser mostrar o Faial aos seus filhos”, adianta o director do evento. Além disso, é de destacar a vertente solidária, já que por cada inscrição para o Mini Family Trail, que tem um custo de 25 euros, o Azores Trail Run® doa 15 euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Açores.

Os Açores como destino turístico de natureza por excelência

As provas com o cunho organizativo Azores Trail Run® são realizadas em parceria com o Governo Regional dos Açores e contam com o apoio logístico das autarquias locais. O objectivo é dar conhecer os Açores, e os seus trilhos, como destino turístico de natureza por excelência. A aposta tem sido ganha, como explica Cíntia Martins, directora regional do Turismo dos Açores: “O Governo Regional apostou na realização de grandes eventos como forma de aumentar a notoriedade do destino Açores no exterior e, simultaneamente, de incrementar os fluxos turísticos. Parcerias como esta têm sido obviamente muito importantes para alcançarmos esses objectivos, pelo que vamos continuar a apoiar este que é actualmente um dos maiores eventos desportivos dos Açores, cuja continuidade tem reforçado anualmente a sua internacionalização.”

Para que não restem dúvidas sobre a melhor forma de aproveitar o que o arquipélago tem de melhor, a directora regional do Turismo dos Açores propõe: “As várias provas que integram este evento per si já levam os participantes à descoberta da exuberância e diversidade paisagística do Parque Natural da Ilha do Faial e de alguns dos fantásticos percursos pedestres desta ilha, e ainda da Ilha do Pico e da Montanha, para quem participa na Prova Quilómetro Vertical. Para além dos trilhos, há muito mais para ver e fazer nestas duas ilhas, como o whale watching, o mergulho, o touring cultural e paisagístico, com passagem obrigatória, por exemplo, pelo Vulcão dos Capelinhos e pela Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, a gastronomia típica, etc.”

Este ano, contribuindo ainda mais para aproximar o evento da população, a grande novidade é a integração do Mercado Municipal. “Graças ao grande apoio da Câmara Municipal da Horta, que disponibiliza as condições para incluir o mercado no evento, conseguimos dar ainda mais um passo no sentido de garantir que este é um evento vivido em comunidade, no qual os locais também participam e se orgulham de mostrar a sua terra às centenas de visitantes. O secretariado e a cerimónia de entrega de prémios decorrem, assim, este ano, pela primeira vez, no Mercado Municipal”, sublinha Mário Leal.

Sobre o Azores Trail Run®

Em 2014 o Azores Trail Run® foi a grande novidade no calendário de provas de trail running nacional e internacional, sendo actualmente uma marca de referência para a promoção dos Açores, no que diz respeito ao Turismo de Natureza. Na sua primeira edição, o Azores Trail Run® foi apenas composto por duas provas na ilha do Faial, uma no Trilho dos 10 Vulcões, com 20 quilómetros, e outra, mais longa, que liga a Ribeirinha ao Varadouro, numa distância de 52 quilómetros, designada Faial Costa a Costa. Em 2018 contabilizam-se quatro eventos ao longo do ano, em cinco ilhas diferentes, todas em período de menor frequência turística, prevendo-se que este ano a marca Azores Trail Run® chegue a mais duas ilhas do arquipélago.

Pelas provas com o cunho organizativo Azores Trail Run® já passaram mais de 4000 atletas, sendo mais de meio milhar oriundo do estrangeiro, contando-se quase 50 nacionalidades. Este é um evento que tem um efeito multiplicador, quer no aumento no número de atletas de ano para ano, quer nas várias provas que já se realizam na Região.

Hoje, as provas Azores Trail Run® são reconhecidas internacionalmente e fazem parte da International Trail Running Association, algumas qualificam para o Ultra-Trail du Mont Blanc, a principal prova de Ultra-Trail mundial e integram o calendário dos Circuitos Nacionais de Trail da Associação de Trail Running de Portugal. Destaca-se ainda a qualificação do Whalers’ Great Route Ultra-Trail® como Discovery Race do Ultra-Trail® World Tour.

Este ano aina estão previstos os seguintes eventos com a marca Azores Trail Run®: Nos dias 4, 5 e 6 de Outubro acontece o Triangle Adventure, uma aventura de três dias, em três ilhas (Ilha de São Jorge, Ilha do Pico e Ilha do Faial), com um total de 100 km. Em Novembro acontece a final da Taça de Portugal de Trail na Ilha da Graciosa, que incluirá um prova aberta. Ainda sem data marcada, mas a acontecer este ano, destaca-se também o Extreme Atlantic West Adventure, nas Ilhas das Flores e do Corvo. Mais informações em www.azorestrailrun.com.

Os vídeos e fotografias dos eventos Azores Trail Run® podem ser descarregados aqui.

https://www.flickr.com/photos/azorestrailrun/