Para evitar as bolhas

0

Existem muitas artimanhas de corredores que são eficientes para evitar o aparecimento das bolhas. Os dermatologistas seleccionaram as que realmente funcionam.

SAPATOS

Antes de um treino longo ou de uma competição importante o sapato deve ser amaciado em pequenos treinos, passeios e até dentro de casa. O pé deve ter tempo para se familiarizar com a palmilha, as costuras e os novos atritos que poderão surgir. Além disso, o tamanho do sapato deverá ser um número a um número e meio maior do que o normal (cerca de 1,5 cm), para evitar que o pé fique apertado e o atrito seja maior.

Como escolher o sapato certo

  • Compre o sapato no final do dia quando os pés estão mais inchados, devido ao aumento do fluxo de sangue e distensão dos ligamentos.
  • Experimente o calçado em pé, porque nessa posição o pé fica mais volumoso.
  • O sapato não deve apertar em nenhum lugar. Um pequeno desconforto na loja será pior depois de algumas passadas.
  • Quem transpira excessivamente, deve escolher um calçado com mais ventilação, como os que têm tecidos de malha mais aberta.

-Na compra, experimente ambos so sapatos ( esq e dit), pois nem todos os modelos são iguais.

MEIAS

Elas devem proporcionar a transpiração dos pés e ter o mínimo de costuras possível. Existem meias específicas para evitar bolhas, com reforços nas regiões mais delicadas. Não corra sem meias. Experimente usufruir desse conforto que protege os pés.

VASELINA

Pode ser usada antes da meia para impermeabilizar os pés e protegê-los do atrito. O ideal é usar vaselina sólida em vez da líquida, que tem mais fixação. O cuidado deve ser na quantidade aplicada, para que o pé não fique deslizando no calçado.

PODÓLOGO

Quem tem a pele do pé sensível e fina deve evitar a manicure antes das provas ou treinos longos. Ou, pelo menos, evitar lixar a sola dos pés ou passar produtos que afinam a pele. Isso deixará a região mais resistente ao aparecimento de lesões.

UNHAS

Deverão ser cortadas rente à pele do dedo mas não muito curtas para não encravar. Unhas quadradas encravam menos que as redondas, por isso, se não souber como cortar a unha do pé, procure uma pedicure.

PRODUTOS ESPECíFICOS

Existem protectores especiais para os dedos, feitos de silicone e espuma, à venda em lojas de podologia. Quem costuma viajar para o exterior pode comprar produtos para “colar” as bolhas, chamados de second skin (segunda pele). O efeito é o endurecimento da pele parecido com o de colas de colagem rápida.