Potência do glúteo médio no running…

0

O músculo glúteo médio faz parte das estruturas que constituem o CORE (músculos centrais do corpo que sustentam a coluna) e apresenta grande importância na estabilização da pelve e dos membros inferiores, promovendo uma biomecânica mais eficiente durante a prática desportiva. Mas qual a importância deste músculo durante a corrida? O glúteo médio localiza-se na região lateral da anca, conforme mostrado na figura. Durante a corrida, destaca-se por ser um potente estabilizador da região pélvica principalmente na fase na qual o membro inferior não realiza contacto com o solo.

Quando este músculo está fraco, observa-se queda excessiva da anca durante a caminhada e a corrida.

O que pode gerar alterações na biomecânica da coluna, anca, joelho, tíbia e pé. Em consequência disso, o atleta apresentará maior risco de desenvolver lesões.

A) Bom alinhamento pélvico durante a fase sem contato com o solo B) Queda pélvica excessiva devido à fraqueza do glúteo médio

Para prevenir tal acontecimento, veja e realize o seguinte  os seguintes exercícios para fortalecimento deste músculo fácil de ser executado e que proporcionará excelentes ganhos durante as próximas corridas. Para realizá-lo deve deitar-se de lado, mantendo a coxa alinhada com o tronco.  Comece com 3 séries de 12 repetições.  Se já está habituado a treinar pode colocar umas caneleiras para aumentar a sobrecarga aplicada ou simplesmente realizar 10 segundos de trabalho isométrico* após as 12 repetições. 

Lembramos que o desenvolvimento da maioria das lesões no corredor depende de vários fatores e a fraqueza deste músculo representa apenas um factor. Portanto, não deixe de realizar a avaliação que determinará todas as alterações e correções adequadas.

   *exercício estático sem movimento na posição de força

 

 

 

Bibliografia

Fisioterapeuta Grabiela Zanotti

 

Raquel Madeira