Qual o melhor horário para treinar?

0

Veja os benefícios de treinar em cada período do dia e decida qual o seu melhor horário para treinar. Se  está pensar em começar a correr ou já tentou diversas vezes, mas sempre abandonou os treinos, saiba que o segredo pode estar em achar o seu melhor horário para treinar. Certas pessoas funcionam melhor na parte da manhã; outras conseguem uma brecha no meio da tarde, enquanto umas preferem encerrar o dia descarregando todo o stress durante o treino. Mas seja qual for o melhor período para você, o importante é não ficar parado.

“Quando uma pessoa vai iniciar qualquer atividade física, é fundamental que ela faça isso de uma maneira não radical. Portanto, se o aluno não gosta de acordar cedo e nem de se exercitar, tentar fazer as duas coisas de início pode ser extremamente desmotivador”, explica o treinador Cristiano Santana.

Cada período do dia tem os seus prós e contras, então cabe ao corredor decidir qual o melhor horário para treinar para ele. Quem não se importa de acordar cedo tem a vantagem de poder correr em uma temperatura mais amena e agradável, e quando ainda não há tanta poluição. Outra vantagem é que a pessoa terá mais disposição para enfrentar o dia.

Já aqueles que tem a possibilidade de treinar a tarde têm a chance de conseguir um melhor rendimento, pois a temperatura do corpo estará mais alta e a pessoa não terá sonolência. Entretanto, o corredor precisa ficar atento à qualidade do ar, caso esteja com baixa unidade, e preferir locais arborizados e com sombra para se proteger do sol forte.

Para os atletas nocturnos, as principais vantagens são a possibilidade de emendar o treino logo após o trabalho e, assim, escapar do trânsito, e também descarregar todo o stress acumulado ao longo do dia. Esse período, contudo, pode não ser recomendado aqueles que sofrem de insónia, pois a libertação de endorfina pode prejudicar ainda mais o sono.
(Fonte: Cristiano Santana, líder do grupo de corrida da Cia Athletica, unidade Kansas.)

Fonte: o2porminuto.ativo