- Publicidade -

Num período de confinamento devido ao novo coronavírus, a rotina de muitas pessoas pelo mundo mudou. Com o encerramento de diversos estabelecimentos para evitar aglomerações e contato, incluindo ginásios e alguns lugares públicos, a solução é continuar (ou até mesmo começar) os exercícios físicos em casa

Segundo especialistas, é muito importante manter o hábito de fazer atividades nesse momento, não só para o corpo, mas também para a saúde mental. E nem é necessário ter equipamentos próprios em casa. Os objetos que temos em casa servem perfeitamente, como vassouras, cadeiras, mochilas, …, além dos utensílios domésticos, os treinos podem ser realizados em espaços como sala de estar, varanda, hall, quintal…

Manter a rotina de exercícios diários trará vários benefícios, já que estamos mais parados em casa, a melhoria do sistema imunológico, um gasto energético importante, liberta a mente e faz-nos sentir bem no final do treino. 

Para quem já praticava, procure manter a rotina semelhante de antes, diminuindo o tempo, a intensidade (carga) e aumentando a frequência (dias por semana). Para quem irá começar, escolha exercícios leves a moderados, com um tempo de 10 a 15 min por dia ou dias alternados. Nos dois casos, é preciso buscar o acompanhamento de um profissional de Educação Física para adaptar os treinos conforme a necessidade. *** Links em baixo

A importância de ter uma boa alimentação

Organizar as refeições em nutrientes, quantidades e horários específicos para ajudar manter a rotina alimentar e mantendo-se ocupado com outras tarefas para não se ficar a comer o tempo todo entre refeições e também não podemos exagerar nas quantidades. 

Alongamento

Outro tipo de exercício físico que proporciona muitos benefícios é o alongamento. Eles podem ser feitos antes ou depois de outra atividade.

– Proporciona e melhora da flexibilidade e respiração, aumento do relaxamento muscular, mobilidade muscular e articular, e previne lesões. Outro papel muito importante do alongamento nessa época é o aumento da resposta imunológica. Em tempos de quarentena, não tem desculpas. Basta um lugarzinho em casa, um tapete e muita disposição. 

 Devemos ficar atentos em alguns hábitos incorretos como a postura. É importante sempre manter a coluna direita em todos os exercícios e a respiração controlada. Não se deve realizar exercícios que manifestem qualquer tipo de dor, sempre respeitando o limite do próprio corpo.

Os nossos parceiros

FitnessHut

Embaixador Prozis – 👇AMC código 10%prozis.com/2Ntp

  • Videos da les mills – os famosos bodyattack, bodycombat, bodybalance, bodystep (basta um degrau), cxworx, bodypump (caso tenham equipamento em casa pode executar os 2 últimos)

 

Ana Monteiro