Raramente aquelas que são mais caras são as mais adequadas

0

Foi ontem divulgado um estudo da RunRepeat* que aborda o tema do preço versus qualidade nas sapatilhas de running. O estudo, baseado em cerca de 135 mil opiniões e sobre 391 sapatilhas de running de 24 marcas diferentes, compara o preço das sapatilhas com as respetivas classificações obtidas. No fundo, o que se pode concluir é que raramente aquelas que são mais caras são as mais adequadas.

A Skechers é a marca nº1, a que tem a melhor classificação, acima de marcas como Nike, Salomon, Asics, Reebok ou Adidas.

Jens Jackob Anderson, fundador da RunRepeat.com, afirma que “Oitenta por cento” dos atletas compram as mesmas 5 marcas, apesar de existirem alternativas. Geralmente as pessoas compram o que é mais bem promovido/divulgado e não o que realmente gostam. Percebemos que as sapatilhas mais caras têm tantas características extras que até nem precisamos e que essa pode ser a razão pela qual recebem classificações piores às de sapatilhas mais baratas e mais acessíveis.

Um trabalho que pode ser sem dúvida nenhuma esclarecedor e original – para além, de ser totalmente imparcial, visto que as “reviews” são feitas pelos próprios atletas!

Baseado em 134,867 opiniões, 391 sapatilhas de running, 24 marcas diferentes, este estudo compara os preços e dados técnicos de vários modelos de sapatilhas.  A principal conclusão – as sapatilhas de corrida mais caras nem sempre são a melhor compra. A qualidade resultou nas amostras de modelos com preços mais acessíveis. Na verdade, podíamos dizer que as sapatilhas baratas são a melhor opção.

30-09-2015 23-44-26

Conclusões

135 mil opiniões,  391 sapatilhas de running, 24 marcas

  1. Quanto mais alto é o preço despendido por umas sapatilhas de corrida, mais insatisfeitos ficam ao longo do tempo .
  2. Os 10 pares de sapatilhas de corrida considerados os mais caros (preço médio de € 157), obtiveram uma pontuação média de 79/100. Os  10 mais baratos (preço médio de € 53, ou seja, um terço do preço das outras) têm uma pontuação média de 85/100 (8,1%).
  3. As três Marcas com os melhores resultados são Skechers, Saucony e Vibram FiveFingers, enquanto, as três pontuações mais baixas são Reebok, Adidas e Hoka One One.
  4. As três Marcas mais baratas: Skechers, Puma e Vivobarefoot e as três marcas mais caras são:  Hoka One One, Newton e On.

Atualmente, compramos pelo peso da marca, pelas suas cores e até pelas opiniões dos amigos. Porém, o atleta deve comprar uma sapatilha adequada ao ser perfil “tipo passada, peso e objetivos de corrida”.

Marcas com a Skechers e Saucony, destacam-se neste teste pelo preço e qualidade.

Em relação a marcas com o preço/qualidade acima da média, destaca-se também a Marca Kalenji.

Podem consultar o teste nestes links